Enorme balão espacial cai na Austrália

Por , em 1.05.2010

Um enorme balão espacial da Nasa, equipado com um telescópio, caiu próximo da costa australiana na quinta feira. A queda destruiu todo o equipamento e, por pouco, a geringonça não acerta pessoas que estavam por perto.

No vídeo você pode ver o balão, de mais de 120 metros, quase caindo sobre um veículo. De acordo com a Nasa ninguém foi ferido e investigações estão sendo feitas para saber o que deu errado.

Um casal estava no carro que foi quase destruído. Segundo os dois australianos eles estiveram a poucos centímetros do balão.

O balão estava carregando o Nuclear Compton Telescope, um telescópio de raios gama, que demorou vários anos para ser construído. Os engenheiros declaram que foi um choque limpar do chão o que eles demoraram tantos anos para idealizar e construir. Apesar disso, alguns componentes do telescópio ainda pareciam inteiros.

Esse era o segundo lançamento de balão espacial que seria feito na Austrália pela Nasa. O primeiro, que também carregava um telescópio de raios gama, foi feito no dia 15 de abril e funcionou. O balão chegou a mais de 38 mil metros de altitude, o que era o esperado.

O próximo balão carregará um telescópio de raios-X que terá como missão mapear o centro de nossa galáxia. [MSNBC]

• BRUNO:

O balão se desprendeu e logo em seguida abriu um paraquédas, só isso e nada mais!

• sonia:

É porque ao se desmembrar, o balão virou do avesso e a parte interna era laranja quadriculado e a parte externa é prateado.

• Kevin:

Acho que foi a poeira q sujou o balão

• Marklrg:

… muito próximo ao chão não fez efeito ou mudaram alguma cena do vídeo !!!

• Marklrg:

Gostaria de saber, porque o balão em um instante é todo prateado e após instantes quando a estrutura metálica cai ao chão, aparece algo com desenho quadriculado alaranjado ???
    Das duas uma, ou o balão se desprendeu e logo em seguida abriu um paraquédas qua por motivo de estar muito próximo ao ch