A maravilhosa nebulosa Olho de Gato

Por , em 4.08.2008

A imagem composta acima combina as últimas observações do Telescópio Espacial Hubble com novos dados captados em raios X do Observatório orbital Chandra e revela emissões surpreendentemente intensas, indicando gás superaquecido.

A NGC 6543 é uma nebulosa planetária com padrões que deram o seu nome popular: Olho de Gato. Em 1995 o Hubble fez a primeira imagem de suas curvas brilhantes em cores falsas que, envolvem uma estrela como o nosso Sol que está morrendo, a aproximadamente 3 mil anos-luz daqui.

As emissões de raios X aparecem em azul e roxo. A estrela central da nebulosa está imersa em nuvens de gás emissoras de raios X, de milhões de graus Celsius de temperatura. Outros bolsões de gás quente emissor de raios X parecem estar rodeados de gás mais frio que emite ondas em luz visível, uma clara indicação de que a nebulosa está se expandindo para modelar os filamentos e estruturas da nebulosa.

Observando a Olho de Gato os astrônomos conseguem ver o destino sombrio de nosso próprio Sol, que entrará em sua própria fase evolutiva de nebulosa planetária em cerca de 5 bilhões de anos.

Baixe esta imagem nas resoluções:

Baixe aqui outros estonteantes papéis de parede para o seu computador

Após a imagem baixar completamente clique nela com o botão direito do mouse e selecione a opção “Definir como papel de parede” ou “Definir como plano de fundo”. [Astronomy Picture of the Day]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 4,75 de 5)

5 comentários

  • valerio:

    >A nebulosa NGC 6543 sensurada pelos governos assim como muitas existentes, não e natural e sim artificial colocada ali a mais de 20 mil anos por alguem fora da galaxia para simplesmente vigiar a terra, sendo que a mesma esta direcionada para nós, nota-se que a tarja preta em cima dela não mostra as bordas onde se ve claramente que por tras existe um imenso Farol c/probalidade de 99% de ser artificial e não natural, se alguem me provar o contrario que coloque as cartas na mesa.Va..

    • Jean Kleber:

      Em primeiro lugar, quem cria um “argumento” é quem deve PROVAR a veracidade desse “argumento”. E assim como vc a grande maioria dos conspiracionistas só falam bobagens e nunca provam alguma coisa do que dizem.

      Por que uma civilização extraterrestre iria fazer uma “base para vigiar a Terra” localizada há 3000 anos-luz do nosso planeta?! Sendo assim, eles iriam demorar 3000 anos só para conseguir observar a civilização terrestre atual(tempo que a luz refletida na Terra demora para chegar até a nebulosa NGC 6543).

  • Henry:

    Heitor Fernando,

    A ciência é dividida em N ramos, cada um com suas prioridades, enquanto alguns descobrem nebulosas, outros catalogam espécies, num exemplo.

  • Heitor Fernando:

    VOCES podem perceber que ultimamente os cientistas estão preocupados em conhecer outros planetas para que possamos colonizar no futuro e nem conhecem o planeta que vivemos?

  • Fabio:

    anos-luz é unidade de medida de distancia, não se aplica para tempo…

Deixe seu comentário!