Equinócio de outono é homenageado pelo Google Doodle

Por , em 19.03.2020

O Google adiantou-se e começou a homenagear o equinócio de outono de 2020 ainda na noite do dia 18 de março. Quem entrar no Google nesta quinta-feira (19) ou sexta-feira (20) poderá ver o Doodle que mostra folhas marrons e alaranjadas e um simpático esquilinho balonista. O equinócio acontece no dia 20 de março, às 3h50, que é quando começamos oficialmente a estação do outono.

O equinócio de outono e de primavera e o solstício de inverno e de verão marcam o início das estações do ano, por causa do ângulo de incidência dos raios solares na Terra. Isso, por conta do eixo da Terra ser ligeiramente inclinado.

Equinócio

Quando os raios solares batem perpendiculares sobre o equador, ou seja, iluminando igualmente o hemisfério sul e norte, temos a primavera em um dos hemisférios e o outono no outro hemisfério. Neste dia, o planeta todo tem 12 horas de sol e 12 horas de escuridão.

Essas duas datas não são sempre as mesmas em todos os anos: em alguns anos o equinócio de março acontece no dia 20, em outros acontece no dia 21. Observamos o mesmo em relação ao equinócio de setembro: em alguns anos acontece no dia 23 de setembro, em outros no dia 22 de setembro.

Isso acontece porque os anos trópicos – o período entre dois equinócios de março – não têm exatamente 365 dias, fazendo com que a hora exata do equinócio varie ao longo de um período de 18 horas que não estão restritas a um mesmo dia.

Por conta dessa variação, a tendência é que as datas dos equinócios ocorram cada vez mais cedo. A partir de 2044, começaremos a ter anos em que o equinócio vai cair no dia 19 de março.

Solstício

Quando os raios solares batem perpendicularmente sobre o Trópico de Câncer (Hemisfério Norte), temos o solstício de verão no Hemisfério Norte e solstício de inverno no Hemisfério Sul. Quando os raios batem perpendicularmente sobre o Trópico de Capricórnio (Hemisfério Sul), temos o início do verão no Hemisfério Sul e o início do inverno no Hemisfério Norte.

No solstício de verão, os dias são mais longos que as noites, e temos o dia mais longo do ano. No solstício de inverno, os dias são mais curtos que as noites, e temos o dia mais curto do ano. [Mundo Educação]

Deixe seu comentário!