Equinócio de Outono: confira o horário do início da nova estação

Por , em 20.03.2019

O equinócio de outono inicia-se hoje, às 18h58 (horário de Brasília), no hemisfério sul. Durante o equinócio, o sol atinge o seu ponto mais alto em relação a um posto de observação sobre o equador da Terra.

A definição do dia e do horário para início de uma estação climática faz parte da astronomia. Esta data e este horário representam o momento em que a luz solar ilumina de maneira igual – no caso do equinócio – os dois hemisférios.

Isso significa que, nesta quarta-feira, teremos a mesma quantidade de horas para o dia e para a noite, ou seja, 12 horas cada.

Gradativamente, a partir de quinta-feira (21), as noites começam a se tornam mais longas que os dias.

“Mudança”

O equinócio marca a chegada do outono em alguns países. Durante esta estação, a temperatura começa a cair. É, portanto, tradicionalmente reconhecida como uma época de mudança. A própria palavra outono vem do latim “autumnus” que significa “mudança”.

Por conta deste caráter de passagem – transição entre a primavera (época mais colorida do ano) e o inverno (período mais escuro do ano) -, a chegada do outono marca o início de várias celebrações na América Latina, datando da era pré-colombiana.

Alguns povos da antiguidade faziam rituais no equinócio de outono para celebrar e agradecer a colheita. Muitas culturas indígenas, como a asteca, comemoravam as mudanças evidentes na natureza como manifestações de seus deuses. Já os maias celebravam o equinócio selecionando uma área de colheita específica, também de acordo com os seus deuses. [NSCTotal, WinCalendar, Astrocentro]


1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (14 votos, média: 4,86 de 5)

Deixe seu comentário!