Erros de ortografia deixam as pessoas menos atraentes, diz estudo

Por , em 10.05.2020

Dar uma conferida na ortografia, concordância e digitação em geral pode ser um investimento de peso para conquistar corações em sites de relacionamento.

Uma pesquisa publicada em outubro de 2019 na revista Journal of Social and Personal Relationships mostrou que a escrita influencia diretamente no nível de atratividade que os outros podem sentir por um perfil em site ou app de namoro.

O estudo pediu para que 800 pessoas avaliassem perfis de um site de relacionamentos da Holanda. O que os voluntários não sabiam é que além de os perfis serem falsos, alguns deles continham erros de digitação. As fotos e as mensagens eram as mesmas, a única diferença estava nos erros de escrita.

O resultado do teste foi que os erros de grafia, mesmo que pequenos, tornavam o perfil menos atraentees para quem o avaliou.  “No caso de namoros online, a falta de atenção pode ser interpretada como falta de esforço em dedicar tempo para construir um perfil. Isso é subsequentemente interpretado como não atrativo”, diz a autora do trabalho, Tess Van der Zanden.

Nem todo mundo notou os erros

Mas ainda há esperança para quem tem dificuldade na escrita: a grande maioria dos leitores, 66%, têm essa mesma dificuldade e portanto não notaram os erros.

“Um número surpreendentemente grande de participantes não percebeu ou não sabia se os perfis que eles tinham visto continham erros de linguagem ou não”, aponta a autora.

As fotos mostravam pessoas consideradas medianamente atraentes. Se os participantes que avaliaram os perfis com erros os classificavam como “acima da média de atratividade”, havia também maior chance de que eles não tivessem notado os erros no texto.

A grande lição que este trabalho nos deixa é: sempre revise seus textos dos sites ou aplicativos de namoro. Você pode pedir para um amigo que escreve bem dar uma revisada ou utilizar um processador de texto com corretor automático, como o Word.

Várias cidades brasileiras contam com “disque-gramática”, um número de telefone fornecido por Secretarias da Educação ou projetos de extensão de universidades públicas para que pessoas do Brasil inteiro tirem dúvidas gratuitamente. [Daily Mail, Journal of Social and Personal Relationships]

Último vídeo do nosso canal: A Terra não orbita exatamente o sol mas um ponto virtual no espao

Deixe seu comentário!