Esperança ambiental: fungo amazônico que come plástico pode solucionar problemas de lixo

Por , em 2.02.2012

Se você não está convencido da importância de proteger a biodiversidade de florestas tropicais, aqui vai mais um argumento a favor: estudantes da Universidade de Yale, EUA, descobriram um fungo amazônico que pode comer os resíduos mais duráveis de nossos aterros: o poliuretano.

Durante uma expedição ao Equador, os universitários perceberam que o fungo tinha a capacidade de decompor o plástico. Este plástico é um dos compostos químicos encontrados em muitos, mas muitos mesmo produtos modernos – de mangueiras de jardim a fantasias.

Ele é valorizado por sua flexibilidade e rigidez ao mesmo tempo. O problema é que, como muitos outros polímeros, ele não se quebra facilmente. Isso significa que persiste em aterros e lixões de todo mundo por muito tempo.

O plástico até queima muito bem, mas esse processo libera monóxido de carbono e outros gases na atmosfera, por isso é uma impossibilidade ambiental. Nem precisamos destacar que algo que pode degradá-lo naturalmente seria uma solução muito melhor.

O fungo, chamado Pestalotiopsis microspore, consegue sobreviver com uma dieta de apenas poliuretano, em um ambiente anaeróbico.

A equipe de Yale isolou a enzima que permite que este fungo faça esse trabalho e que poderia ser usada para biorremediação.

Para nós, é estranho pensar em um microorganismo que coma material sintético durável, mas acredite, esse não é sequer o primeiro a fazer isso. Bactérias e fungos são capazes de quebrar muitos materiais. Uma espécie bacteriana – Halomonas titanicae – está comendo o Titanic no fundo do mar, por exemplo. Sorte nossa que podemos contar com tais criaturas incríveis.[POPSCI]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 4,00 de 5)

32 comentários

  • magoado:

    É já que o homem não consegue se livrar do lixo que produz a natureza tem que fazer…Só espero que não destruam este recurso que mais uma vez pode contribuir para o bem de todos…

  • gloria:

    Esse fungo vai causar danos aos seres vivos, ele é uma modificação dos q já existiam antes do plastico existir, a natureza tenta se livrar do mal q os humanos causam a ela, esses fungos nus darão alergias respiratórias intensas.Melhor ñ descartar plastico p\ ñ alimentar esse fungo, q será fatal p\ nós se proliferarem em grandes colonias, tenho horror só de imaginar o q eles podem fazer contra nós.Já nus basta os q temos q conviver tomando, Celestamine, polaramine, histamim, alegra, desalex,fenergam, e toda a sorte de corticóides , vacinas e antibióticos inteligentes q custam verdadeiras fortunas.

  • Selene:

    Segundo o camarada do e-mail abaixo, essa notícia é hoax de internet, vejam seus argumentos:

    —– Original Message —–
    From: Germano Woehl Jr
    To:
    Sent: Saturday, February 04, 2012 10:25 PM
    Subject: Re: Esperança ambiental: fungo amazônico que come plástico pode solucionar problemas de lixo

    Os sites ndicados, são sites que publicam as bobagens (LIXO) da internet.

    Fungos “comem” (degradam seria a palavra mais apropriada) qualquer coisa, até vidro (causam grande prejuizo para equipamentos óticos, como câmeras fotográficas). É bastante comum fungos atacaram plástico em lugares úmidos, no banheiro por exemplo.

    Esta é a pegadinha deste hoax

    Resumindo: Fungo “comer” plástico não é nenhuma novidade para a ciência (centenas de espécies de fungos fazem isso), mas é ataque superficial e só em ambiente hostis (umidade alta o tempo todo), no meio de uma floresta etc.

    Ah! no metabilismo, os fungos liberam GAS CARBÔNICO (um dos causadores do efeito estufa)

    Se fosse possível modificar genéticamente os fungos para degradar plástico com mais voracidade (para resover o problema dos lixo, como sugere o boato), teríamos que dar adeus aos plásticos porque fungos são seres microscópicos e se espalhariam por toda a parte, se multiplicando e comendo os plásticos de nossos celulares, isolantes dos fios de eletricidade (pegaria fogo em tudo), computadores, móveis, roupas, embalagens de alimentos, carros… Ou seja, acabaria o mundo rapidinho, porque tudo seria convertido em CO2 (gás do efeito estufa) e não teriamos energia elétrica suficiente e nem tecnologia para substituir o plástico por metal em tudo.

    Germano

    • Ignácio B. M. Iglesias:

      Selene,
      agradeço sua colaboração, muito boa!
      As média das pessoas, mesmo as bem intencionadas, não conseguem distinguir o principal dos ascessórios…

    • Mari:

      Mas se ele degrada em um ambiente anaeróbio (ou seja, sem O2), o risco disso acontecer não existe, correto? 🙂
      É só fazer um “Galpão” sem oxigênio e jogar tooodo o plástico lá.
      “Simples assim” rs
      O problema é o produto final dessa decomposição…

    • Maya Samanta:

      Tem razão se é anaeróbio, ele não libera mais CO2 dos que os aeróbios, o possível problema mesmo pode ser o sub-produto disso

  • Edson:

    Se esse fungo passar nos outros testes –se ele puder ser usado em larga escala e o custo do processo nao for muito alto — ele nao será colocado na natureza, nem em um depósito de lixo para comer os plásticos de lá.
    Uma instalação que contenha tanques onde o fungo seja cultivado poderia ser construído, e os materiais plásicos seriam levados para esse local para serem degradados pelo fungo.

  • Neitan Gomes:

    A natureza nos mostrando o que fazer para reverter o que fizemos com ela.

    • Ezio Jose:

      Graças à Ciência!

    • Tets:

      A ciência é isso em resumo: Imitação do que Deus Fez – simples assim (sem ateus por favor! kkkkkkk!!)

    • Leno:

      Sempre digo que ciência e a Criação de Deus deve andar de mãos dadas para chegar no entendimento racional.

  • Ignácio B. M. Iglesias:

    Gostei dos comentários anteriores. Muito bons. Bom nível!

    Sem desvalorizar o que já foi dito,tenho outras percepções sobre uma ação eficaz.

    Soluções é que não faltam. O problema é que para cada solução, surgem 2,3 ou mais situações agravantes. Os politicos sabem o que fazem ou deixam de fazer. Se a maioria dos politicos, não todos(85%),não fossem de mal caráter seriam o contrário. Temos que considerar os fatores primários que tornam a população imatura, desunida, e dependente. Quem os coloca lá? Não conheço governo no mundo que queira deixar o poder. Acaba virando profissão.

    Inspirado em Mahatma Gandhi escreví o seguinte: “Se o homem soubesse se unir de forma passífica e organizada para o bem comum, não vejo como alguém ou um grupo pudesse dominá-lo”.

    Não se pode responsabilizar os jovens, pela inação adequada dos que se dizem maiores, e acrescento aqui os professores, sem generalizar, que se soubessem o que é nescessário para ser alguém na vida, não estariam por aí, reclamando, chorando, e até apanhando. Se o que eles ensinam não funciona neles, funcionará em quem?

    Acredito que o caos social, mundial, esta no modelo de educação, que torna as pessoas passivas, como se fossem pacíficas. A palavra EDUCAÇÃO, tão pronunciada é sem conteúdo. É apenas um atributo qualquer que se atribui.

    Qual governo no mundo quererá um povo pensante, seguro, confiante, unido? Se o povo americano tivesse boa educação não votaria no ultimo presidente 2 vêzes. É verdade que a educação americana é um pouco melhor, mas não tão boa, que póssa o povo fugir do domínio dos seus politicos, banqueiros e etc.

    Nós bem aprendemos quando queremos, não quando nos querem ensinar. Ensinar é o mesmo que adestrar.

    A minha definição de pedagogia é “a ciência que estuda os meios de introduzir em alguém algo que outro alguém sabe que outro alguem deva saber”. E nesse sistema, o melhor conteúdo do ensino é sempre o de quem ensina. Melhor p´ra quem?

    Existe outro meio de desenvolvimento conhecido como ORIENTAÇÃO NÃO-DIRETIVA de Calr Rogers. Que é mui diferente!

    Peço perdão se me estendi demais e os aborreci. É dificil ver que se atribua a culpa às drogas, aos jovens ou à criminalidade, que será cada vêz maior, e consequente degradação do nosso ecossistema.

    Uma noticia boa, o Supremo cassou a liminar que suspendia a ação do CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Foi apertado 6 a 5. Se fosse voto secreto e os juizes pudessem se esconder no anonimato, acredito que teria sido o contrário.

    Participem dos próximos protestos pacíficos contra a corrupão. Um bandido sózinho não mata milhares de pessoas mas um Juiz corrupto, MATA!!! Encontro voces na Av. Paulista nas proximas passeatas e manifestações PACIFICAS, com a faixa: “NO CONGRESSO SÓ VOTO ABERTO”.

    Amor sim! Passifismo sim! PASSIVISMO NÃO! Ignácio (Grupo de Apoio Viver)

  • Antonio Carlos V.Braga:

    Muito interessante, mas temos um enorme histórico de introdução de seres em determinado ambiente com certa finalidade que, finda esta, tornaram-se pragas invencíveis. Todo cuidado é pouco.

  • Lylia:

    POxa, tem que sempre ser os de fora do Brasil que descobrem algo de maravilhoso aqui, é uma pena isso…

  • Roberto Kennedy:

    O que a pesquisa não mostra é qual o impacto da introdução deste fungo em um ambiente diferente do seu originário, é muito relevante saber o que ele excreta, pois se for inofensivo será um grande avanço em beneficio do meio ambiente e da nossa amazonia.

  • Romário Huebra:

    É realmente muito interessante e é uma grande descoberta, mais pensem só se esse fungo se tornar uma praga e “comer” o plástico de nos eletronicos, fios… tudo tem seu lado bom e seu lado ruim.

    • Rolando Sanches:

      Podia-se aproveitar apenas a enzima.

    • Sampaio:

      Mas, de acordo com a matéria, ela sobrevive em ambiente anaeróbico..

  • MariannaGoret:

    Nossa que bom! Estou muito animada com essa pesquisa! Espero que seja bem sucedida essa descoberta maravilhosa! ^^ ^^

  • rui da silva:

    a natureza a gradece!

    • Marcelo:

      A natureza reage você quer duzer né!

  • Wesley:

    É tão triste ver os americanos explorando melhor e fazendo descobertas no nosso territorio ( eu sei que foi no equador, mas a maior parte da amazonia está no Brasil)
    A amazonia ainda pode ser o lar de tantas descobertas importantes como a cura de varias doenças e até do cancer, mas parece que só os gringos veem isso. Uma pena o nossoo governo não investir na exploração cientifica dessa região que está aos poucos sendo destruida pela agricultura.

    • Chuck Norris®:

      O que impera no Brasil é a corrupção e a i.g.n.o.r.â.n.c.i.a. Muita gente fala mal dos EUA, mas eu admiro os Estados Unidos. Eles são potência em praticamente tudo. Levam tudo a sério. Aqui dizem que o ano só começa pra valer depois do Carnaval. Como um país desse será alguma coisa?

    • Ícaro Jack:

      Assino em baixo!

    • gargwlas:

      potencia em falencia tambem

      14 trilhoes de rombo e contando

    • Ezio Jose:

      Sempre viveram de aparências. Devíamos pedir para que eles tirassem os sapatos e meias quando nas revistas quando aquí pousassem como fizeram com os ministros do FHC que sempre comia nas mãos deles seguindo o estilo da ditadura militar.

    • Giovane:

      Antes eles do que ninguém.

  • marco rattes:

    Se esse fungo ingere poliuretano afinal o que ele excreta?

    • Antonio:

      Jujubas!

    • deco:

      Petróleo?

    • eduardo:

      Plástico reciclado, naturalmente… kkkkkkk

  • drew:

    Infelizmente nossos ignorantes políticos não sabem da grade importância da Amazônia e a deixam ser desmatada para apenas fazer móveis de madeira!!E além do mais nem investem nas nossas forças armadas para sequer terem o poder de dissuação.

Deixe seu comentário!