Nem roxa, nem laranja: essas caveiras são ambas vermelhas

Por , em 19.12.2018

Com certeza, você olhou para a imagem acima e viu uma caveira roxa à esquerda e outra laranja à direita.

Na verdade, ambas são vermelhas. Isole as listras que compõem os crânios e você perceberá que eles são da mesma cor.

A tonalidade da imagem se transforma por causa da ilusão de Munker-White, um fenômeno que muda a percepção de cores idênticas quando elas são colocadas em diferentes tons circunvizinhos.

Como funciona?

Ninguém sabe ao certo, mas a ilusão provavelmente resulta do que David Novick, cientista da computação da Universidade do Texas em El Paso (EUA), chama de “efeito de acabamento de cor”.

O efeito faz com que uma imagem se incline em direção à cor dos objetos que a cercam. Em uma imagem em preto-e-branco, um elemento cinza parece mais claro quando está cercado de branco e mais escuro quando cercado de preto.

Muitos neurocientistas acham que os sinais neurais encarregados de retransmitir informações sobre os pigmentos em nosso campo visual acabam fazendo uma espécie de “média”, criando uma cor em algum lugar no meio de todas que estamos enxergando.

Nesta ilusão, uma caveira está coberta em primeiro plano por listras azuis, e a outra por amarelas. Misturados com o vermelho original, os crânios parecem de cores diferentes. [PopSci]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (16 votos, média: 4,19 de 5)

Deixe seu comentário!