Esse Instagram posta fotos de morcegos para provar que eles são fofinhos

Por , em 14.05.2020

A organização sem fins lucrativos Bats Qld (Flying Foxes & Microbats) Inc. resgata, reabilita e libera de volta à natureza raposas-voadoras e micromorcegos no sudeste de Queensland, na Austrália.

As raposas-voadoras são morcegos do gênero Pteropus, encontrados especialmente em ilhas costeiras da África, Ásia e Oceania, enquanto os micromorcegos ou microquirópteros são morcegos da subordem Microchiroptera.

Um dos objetivos da ONG, além de tomar conta desses belos animais, é mostrar às pessoas quão inofensivos e importantes ao meio ambiente eles são – coisa que fazem muito bem com suas fotografias fofíssimas de morcegos em uma conta do Instagram.

Mitos sobre morcegos

Infelizmente, existem muitos mitos em torno desses mamíferos voadores. Por exemplo, é comum se ouvir que os morcegos são sujos. O Bats Qld rejeita imediatamente essa noção: “Os morcegos são animais muito limpos, se limpam o tempo todo”, informou um porta-voz da ONG ao Bored Panda.

Outra concepção errônea sobre os morcegos é que eles atacam pessoas. Já sentiu que um morcego estava “mergulhando” do céu em sua direção?

“Os morcegos não podem voar como pássaros, mas devem descer um pouco antes de poderem levantar voo, como um parapente. Isso costuma ser confundido com um ataque”, explicou o voluntário da Bats Qld.

Outra coisa que você provavelmente já ouviu sobre os morcegos é que eles passam doenças. “Falso, os morcegos na Austrália carregam apenas uma doença que representa risco para as pessoas, que é o lissavírus do morcego australiano. Ele é encontrado em menos de 0,01% da população de morcegos”, esclareceu o porta-voz, complementando que existe uma eficaz vacina pós-exposição.

Salvem os mamíferos voadores mais fofos do mundo!

Em outras palavras, morcegos não são nada do que se fala deles. São na verdade adoráveis (vide imagens) e muito importantes para o ecossistema.

“Os morcegos têm um papel significativo na polinização e dispersão de sementes. Por exemplo, a floresta de eucalipto da qual os coalas dependem é polinizada pelas raposas-voadoras”, contou o porta-voz.

Esses animais noturnos também contribuem para controlar as populações de insetos.

Infelizmente, essas boas ações são pouco conhecidas ou esquecidas pelos seres humanos, atualmente uma verdadeira ameaça aos morcegos.

De acordo com a ONG, os principais motivos pelos quais esses animais precisam de ajuda é arame farpado, enroscamento em redes, ataques de animais domésticos e atropelamentos. Razões maiores incluem desmatamento e perda de habitat.

É uma pena. Olhe para essas carinhas lindas. Eles não merecem serem salvos e amados? [BoredPanda]

Deixe seu comentário!