Esse robô pode abrir portas pra escapar

Por , em 13.02.2018

Você se lembra do SpotMini, robô-cachorro apresentado pela Boston Dynamics em junho de 2016? Ele acaba de ganhar uma nova habilidade: abrir maçanetas e segurar portas abertas. Portas destrancadas já não podem impedi-los de sair ou entrar no ambiente.

A empresa de engenharia robótica, que agora pertence à japonesa SoftBank Group, acaba de publicar um novo vídeo em que o robô abaixa a maçaneta com seu quinto braço e a segura aberta para que outro SpotMini passe. Podemos notar que desde o último vídeo sobre o SpotMini publicado há um ano e meio, o robô ganhou uma lustrosa capa amarela.

Ele pesa apenas 25kg, é completamente elétrico (sem nenhuma parte hidráulica), e funciona por 90 minutos sem recarga, dependendo de sua função. É um dos robôs mais silenciosos construídos pela Boston Dynamics até agora e tem vários sensores, inclusive de profundidade.

Apesar de todas as novidades da Boston Dynamics serem anunciadas de forma leve e divertida, é difícil esquecer que essas tecnologias são financiadas pela DARPA, empresa norte-americana de desenvolvimento de tecnologias militares. Neste momento muitos leitores que assistiram à quarta temporada de Black Mirror já devem ter feito um paralelo com o episódio Metalhead, em que o criador admitiu em entrevista para a Entertainment ter se inspirado no SpotMini. Fica aqui a pergunta final: o que você faria se um desses “cães” estivesse atrás de você? [Gizmodo]

Confira abaixo o vídeo completo do SpotMini abrindo uma porta:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (15 votos, média: 5,00 de 5)

2 comentários

  • Abelanarco Carpen Die:

    Se este cão estivesse atrás de mim para me pegar eu simplesmente lhe jogaria uma deliciosa pilha AAA

  • Roberto Monteiro:

    Isso é do demônio. Eu jogaria as pedras do meu terço no chão para este infeliz derrapar.

Deixe seu comentário!