Esses assustadores músculos artificiais em um esqueleto humano são o futuro da robótica

Por , em 12.07.2016

Enquanto os robôs da Boston Dynamics são fortes e rápidos, eles não devem ser confundidos com seres humanos tão cedo. Barulhentos e extremamente pesados, seus sistemas elétricos e hidráulicos ainda estão muito longe dos músculos e juntas perfeitas dos animais.

Pesquisadores do Laboratório de Robótica Suzumori Endo, em Tóquio, estão tentando imitar os tecidos humanos em robôs. Eles começaram com um esqueleto humano artificial, e foram cobrindo os “ossos” com músculo artificial, composto por feixes de multifilamentos.

Assim como os músculos humanos, esses filamentos se expandem e se contraem quando uma corrente elétrica é aplicada. Ao controlar grupos diferentes desses filamentos em momentos diferentes, é possível mover partes diferentes do esqueleto. O movimento dos braços, pernas e cabeça acontece de forma semelhante à humana.

robo musculatura humana 2

As pernas do robô contêm o mesmo número de músculos que a perna humana. O robô humanoide, porém, ainda não consegue se sustentar sozinho. Os músculos artificiais ainda são considerados lentos, dificultando o equilíbrio. No futuro, porém, este problema deve ser resolvido, e ele conseguirá se manter em pé sozinho.

Esta pode ser uma ótima novidade para o desenvolvimento de próteses humanas. [Gizmodo]

Confira o vídeo completo:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

1 comentário

Deixe seu comentário!