Objeto superbrilhante é encontrado em Marte

Por , em 5.12.2018

Uma rocha extremamente reflexiva chamou atenção dos cientistas da NASA recentemente, e o rover Curiosity logo foi enviado para colher mais informações.

Com o pouso de sucesso da sonda InSight em Marte na última semana, o Curiosity acabou ficando de lado nos meios de comunicação. O veículo tem o tamanho de um carro destinado a explorar a superfície do planeta como parte da missão Mars Science Laboratory, e está em funcionamento desde 2012.

O Curiosity tem trabalhado na colina de Vera Rubin e está investigando o afloramento de rochas Highfield. Ele já esteve na região antes e detectou algumas imagens estranhas de quatro rochas. Por isso, os cientistas o enviou de volta para o local para examinar melhor a rocha que lembra ouro e outras três.

Esta rocha brilhante foi chamada de Little Colonsay, e é possível que ela seja um meteorito. De qualquer forma ela vai passar por uma análise química feita por Curiosity. O rover tem um laboratório portátil para esse tipo de análise.

O Curiosity também vai investigar três outras rochas. Uma delas é chamada Flanders Moss, que tem uma superfície escura. O rover vai fazer um pequeno buraco na superfície dela para analisar uma amostra e determinar sua composição química. As outras duas são Forres e Eidon.

Outras descobertas

Curiosity tem encontrado vários meteoritos nos últimos anos. Um meteorito enorme de metal foi identificado em 2015 e outro composto por ferro e níquel foi encontrado em 2016.

Outros objetos interessantes encontrados por ele incluem uma rocha que parece um estilhaço, um objeto com formato estranho que acabou sendo apenas um pedaço do próprio rover, e uma esfera perfeita que é o produto de um processo natural chamado concretação.

Mas talvez o incidente mais estranho seja o que aconteceu em 2013, quando o Curiosity encontrou rochas que pareciam um esquilo. No final das contas era apenas uma ilusão de ótica chamada pareidolia, em que rostos, animais ou objetos do dia-a-dia são projetados em estímulos ou mídias diferentes.

Opportunity