Peixe bizarro sem olhos e com dentes de agulha poderia ter estourado de seu peito

Por , em 26.03.2019

Recentemente, um grupo de pescadores capturou algo totalmente inesperado nas águas do Parque Nacional Kakadu: um peixe parecido com um verme de 15 centímetros de comprimento, espécie que raramente, ou nunca, havia sido vista antes.

É só dar uma olhada nas imagens para saber que não há outro lugar no mundo em que se esperaria encontrar uma criatura dessas, a não ser a Austrália.

A captura

Sem olhos e com um sorriso pontudo, a criatura parece algo saído do clássico filme de terror Alien de 1979.

“Era amarronzado, tinha uma cabeça muito estranha, mas o corpo era como uma enguia e nem sequer se mexia ou contorcia; era como se estivesse atordoado”, contou o pescador Tee Hokin à ABC News.

O peixe estava tão firmemente preso à isca que os pescadores precisaram usar um alicate para soltar a ventosa.

O que é isso?

A ABC levou o mistério à Michael Hammer, curador de peixes do Museu e Galeria de Arte do Território do Norte, mesma região onde o parque é localizado.

O especialista identificou a criatura como um góbio-verme. Enquanto não foi capaz de confirmar a espécie apenas pelas imagens, Hammer disse que era provavelmente do gênero Taenioides.

Sabemos que outras espécies deste gênero se alimentam de crustáceos e pequenos peixes, mas no que diz respeito à reprodução, habitat, sexualidade e comportamento, conhecemos muito pouco sobre o animal.

Como os góbios tendem a viver suas vidas inteiras debaixo da lama, humanos raramente os encontram. Segundo Hammer, há uma chance de que a descoberta seja uma espécie inteiramente nova.

Ajude um cientista

Hammer aproveitou a oportunidade para pedir ao público que entre em contato caso encontre um peixe deste tipo, o que pode ajudar muito os cientistas a compreender melhor a espécie.

Apesar de sua aparência nada agradável, o especialista garante que o pior que a criatura pode fazer é dar uma pequena mordida.

“Eles têm dentes pequenos e com aspecto de vidro, então algumas pessoas disseram que quando os pegaram levaram uma mordida, mas não é perigoso”, explicou à ABC News. “Embora eles cresçam até 50 cm de comprimento, então, uma vez que atingem esse tamanho, podem lhe dar uma boa mordida”. [ScienceAlert]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (33 votos, média: 4,79 de 5)

Deixe seu comentário!