Este vídeo de um disco passando por um minúsculo buraco quadrado é de dar nó no cérebro

Por , em 6.03.2018

Aqui está um problema que você provavelmente nunca enfrentou antes: passar por dentro de um quadrado recortado em uma folha de papel um disco com diâmetro maior que a diagonal deste quadrado. Em outras palavras, passar um disco grande por um buraco quadrado pequeno.

Isso pode parecer impossível, mas um matemático da Universidade de Stanford (EUA), Tadashi Tokieda, gravou um vídeo mostrando o truque e explicando como ele acontece.

O segredo está na dobra do papel. O disco não está passando pela diagonal do quadrado, e sim pela soma dos dois lados dele. Quem se lembra dos triângulos-retângulos sabe que a soma dos lados é maior que a hipotenusa. Sem rasgar o papel em que o quadrado está recordado, é possível dobrá-lo de forma que esses lados do quadrado fiquem lado a lado, e que o disco passe através dessa abertura no papel.

“Isso tem a ver com dimensões intrínsecas da folha de papel, que é duas dimensões, e também com o fato de que a folha é dobrada de forma que se eleva no espaço tridimensional”, explica o matemático. “Quando fazemos esta manobra, você permite que o papel venha para a terceira dimensão e depois para baixo novamente. O fato de que você pode escapar para a terceira dimensão e depois voltar traz a você esta mágica maravilhosa”.

Confira no vídeo abaixo o que o professor quer dizer quando explica que dobrar o papel o leva para a terceira dimensão:

Este é um ótimo truque para mostrar aos amigos e deixá-los muito confusos! [Science Alert]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (27 votos, média: 4,85 de 5)

Deixe seu comentário!