Incrível imagem tem a visão mais clara já feita do centro da Via Láctea

Por , em 26.07.2018

Parece alguma explosão estranha, mas é na verdade a visão mais clara e impressionante que já obtivemos do centro da Via Láctea.

A imagem incrível foi criada a partir das observações do novo rádiotelescópio MeerKAT, na África do Sul. Seus 64 pratos coletam ondas de rádio de todo o universo, usadas neste caso para construir um retrato do buraco negro supermassivo no coração da nossa galáxia, Sagitário A*, a 25.000 anos-luz de distância.

MeerKat

A fotografia construída pelo MeerKAT mostra muitos recursos nunca antes vistos. Essas características incluem filamentos perto do próprio buraco negro, que não aparecem em nenhum outro lugar da nossa galáxia.

Descobertos pela primeira vez na década de 1980, esses filamentos são longos, estreitos e magnetizados. Sua origem é um mistério, que poderia ser resolvido em parte graças a esta pesquisa.

O centro galáctico está localizado na área mais brilhante no centro da imagem, medindo cerca de 1.000 anos-luz de diâmetro.

Outras áreas brilhantes são resultado de coisas como remanescentes de supernovas e regiões de formação de estrelas.

Desafio à altura

Os cientistas fizeram a imagem inicialmente apenas para mostrar as capacidades impressionantes do MeerKAT. Não podemos observar Sagitário A* em luz visível, porque ele está envolto em espessas nuvens de poeira e gás. Com a tecnologia um radiotelescópio deste porte, no entanto, os cientistas conseguem espiar através da poeira.

“O centro da galáxia era um alvo óbvio: único, visualmente impressionante e cheio de fenômenos inexplicáveis – mas também notoriamente difícil de fotografar usando radiotelescópios”, disse Fernando Camilo, cientista-chefe do Observatório de Radioastronomia da África do Sul, que construiu e opera o MeerKAT, em um comunicado.

Um projeto separado está tentando capturar uma fotografia direta do próprio buraco negro atualmente. [IFLS]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (43 votos, média: 4,88 de 5)

Deixe seu comentário!