Veja imagens do buraco negro do centro da Via Láctea

Por , em 29.11.2012

Buraco negro do centro da Via Láctea, com destaques mostrando antes, durante e depois de uma erupção

A seguros 27 mil anos-luz de distância da Terra, no centro da nossa galáxia, há um buraco negro com uma massa 4 milhões de vezes maior do que a do sol. Conhecido como Sagittarius A* (A* lê-se “A-star”), esse gigante é, felizmente, menos voraz do que buracos negros do centro de outras galáxias. Apesar disso, de vez em quando ele entra em atividade intensa.

Recentemente, o telescópio espacial NuSTAR capturou imagens de uma erupção que durou várias horas. O aparelho, lançado em junho deste ano, foi o primeiro a dar imagens focadas (a partir de raios-X) dos arredores deste buraco negro.

O material sugado pelo Sagittarius A* atinge temperaturas superiores a 100 milhões de graus Celsius e velocidades próximas às da luz. A imagem maior de raios-X em destaque cobre uma região com cerca de 100 anos-luz de largura. Nela, a área mais brilhante contém o material mais quente e mais próximo do centro do buraco negro, enquanto a nuvem rosada ao redor é, acredita-se, formada por restos de uma supernova.[NASA]

• Fernandes FFernandes:

Todos corpos celestes vão ser tragado por Eles * em um determinado tempo .

Não há como escapar !

• Joao Mendes:

Esse vai levar uns 27 mil anos para nos devorar! Concorda?!

• Dutch Ruyter:

Tem gente falando que “precisamos dar o fora daqui”. Pelamorde Deus! Daqui a milhões de anos a raça humana nem vai mais existir! Não vai durar nem mais 2.000 anos huauhauhuahua

• Wendell Silva:

Daqui a alguns milhões de anos a gente vai estar mais longe que esse buraco negro !!!

• Alex Sander:

Ainda bem que ele está muito longe da terra (pelo menos estava a 27 Mil anos atrás Kkkkk)
    Só sei que o centro da galaxia deve ser um lugar muito Estéreo para haver vida,além de buraco negro, deve ter concentrações altíssimas de radiações devido a grande concentração de estrelas.
    Li certa vez que as atividades dos buracos negros criam ondas gravitacionais que são como tsunamis espaciais varrendo tudo que encontra no caminho,sistemas solares inteiros e pior essas ondas se deslocam em velocidades superior a da Luz (não contrariando a teoria da relatividade pois é o espaço que se desloca) mais acho que essas ondas só se formam quando um buraco negro colide com outro,graças a Deus esse não é o caso do Sagittarius A.

Ele não é um dos maiores buracos negros, mas está totalmente em ação!

• Regis Olivetti:

Não é bem assim. Quanto maior a massa do buraco negro provavelmente será maior a sua velocidade de rotação, visto que a matéria absorvida sempre penetra nesse enigma tangencialmente, o que aumenta a sua velocidade tangencial. O que ocorre? Como ele é o motor (igual a um motor elétrico), então, o entorno da galáxia passa a girar mais rápido compensando a força atrativa. Há uma hipótese só para que o universo entre em colapso. Saber como se distribui a energia na matéria escura. Na verdade o átomo não deve em hipótese nenhuma conservar energia. Há aí um erro grotesco da física. O fato do átomo conservar energia, não quer dizer que ele não troca energia para se estabilizar. Aí é outra estória.

• Fernandes FFernandes:

Devem pela sua natureza singular Ser os que promovem o nasc. do novos Universos assim como a morte do mesmo !

• The Solar System:

RX é melhor sai da galáxia porque ponto seguro não tem um dia chegaremos perto de demais, e para sair seria anos luz.

• RX:

Li por aí que no passado o sistema solar já esteve mais longe do centro galático. Nossa galáxia espiral se parece com um redemoinho que leva tudo para o centro. Acho que precisamos cair fora deste planeta antes que ele chegue muito perto do centro, além de um ponto de onde seja impossível retornar.

mas isso vai demorar muuuuuito