Confira uma nova foto do centro de nossa galáxia

O centro da Via Láctea é difícil de ver no espectro normal de luzes, isso porque a poeira espacial bloqueia a nossa visão. Mas a visão infravermelha do telescópio Spitzer pode penetrar pela poeira e tirar fotos do centro da nossa galáxia.
Segundo a Nasa, a paisagem que vemos na foto acima é imensa: horizontalmente, tem 2.400 anos luz e, verticalmente, 1.360 anos luz.
A parte mais brilhante é o aglomerado de estrelas central, que fica a cerca de 26 mil anos luz da Terra. As áreas verdes e vermelhas são de poeira espacial, associadas com regiões de formação de estrelas.
O centro representa um grande conjunto estrelas relativamente próximas orbitando um buraco negro supermassivo, mas ele está tão distante que a luz toda se funde, formando uma única imagem. [PopSci]
18 comentários
A terra e mínima comprando com as extensões do centro da galáxia.. Com tudo que existe do posso pensar que Deus pode mais depois que tudo terminar por q oque empaca e nois mesmo haha
hum..tenho uma dúvida: se a foto horizontalmente tem 2.400 anos luz e, verticalmente 1.360 anos luz como o centro pode estar 26000 anos luz distante da Terra? :/
Tem que pensar em 3D…. |/_
Horizontalmente, verticalmente… e mais um plano, que é a distância daqui até lá…
kkkkkkkkkk o Sol ser o centro da via láctea, quem disse isso tava bêbado. Era bom se não manipulassem a cor.
Só lembrando para os leigos o telescópio spitzer esta perto da terra e lembrando outra coisa o sol não é o centro da via láctea…
JA EXISTE ALGUM TELESCÓPIO ALEM DA NOSSA GALAXIA PARA TIRAR UMA FOTO DELA? DE ONDE ESSA FOTO FOI TIRADA?
Até o universo parece ter um “Céu” azul rsrsrs
acho essas fotos massa muito irado do universo ou so nossa galaxia
Os céticos ainda afirmam que Deus não existe.Quem fez tudo isso? O Tiririca?
pelo menos o tiririca tem prova que existe.
Se Deus existe ou não, um fato é inegável para mim: O Universo é um MILAGRE estonteante e assombroso! Vale lembrar que muitas coisas que são invisíveis para nossos olhos existem e não temos nenhuma dúvida disso: as ondas eletromagnéticas, o oxigênio, o átomo que não enxergamos a olho nu por causa de seu tamanho e tantas outras coisas mais. Não é inteligente afirmar que não existe prova da existência de algo somente porque não enxergamos tais coisas com nossos olhos.
“Mas a visão infravermelha do telescópio Spitzer pode penetrar pela poeira e tirar fotos do centro da nossa galáxia.” Não é o telescópio que penetra na poeira espacial, ele apenas captura a luz IR que estes corpos emitem. Se não fosse assim, uma foto iria demorar milhares de anos para ser revelada hehe.
A poeira cósmica é a responsável por vermos galáxias distantes sem que elas estejam realmente distantes. A poeira cósmica filtra a luz azul e ultra violeta e deixam passar o vermelho e o infra vermelho,com bastante facilidade. Quanto mais distante estiver a galáxia, mais poeira cósmica está a sua frente e por conseguinte mais vermelha será esta galáxia. Com isto concluímos que isto pode ser uma explicação para a energia escura, provando que ela não existe, assim como a matéria escura, comentada no blog:”Olhando o Universo”.
As estrelas que estão próximas a Buraco negro fazem uma órbita na velocidade de milhões k/h
pow voces tem que por mais assuntos sobre o desgraçado LHC falar se ele vai criar um buraco negro mesmo eu gosto muito desse site flw ae pessoal voces tem belas noticias flw fuis!
O centro da Via Láctea é muito conturbado. Há estrelas que tem uma órbita em torno do Buraco Negro Central de cerca 5 dias-luz de diâmetro, isso é muito pouco!!!
Excelente imagem!
Deus é maravilhoso em tudo o que fez…a ciência humana está se superando para áreas desconhecidas antes não tínhamos conhecimento do desconhecido… e conhecimento na íntegra agora…Parabéns á todos os cientistas!
Concordo que Deus, que é o “UNIVERSO”, ou seja, o “UNI” tudo que vemos a olho nu ou através de possantes telescópios e o “VERSO” que está do outro lado e não vemos. Tudo isso é maravilhoso. Agora, conhecimento na íntegra, ih… “O que conhecemos é uma gota e o que precisamos conhecer é um oceano”. Quem disse foi um cientista e não eu, que ainda não conheço bem nem a gota.