Misteriosas “luzes de terremoto” acompanharam os tremores no México

O grande terremoto de magnitude 8.2 que atingiu o México no início desta semana teve um efeito colateral estranho e fascinante: luzes misteriosas que acompanharam os tremores.

Numerosos vídeos têm aparecido nas redes sociais, mostrando os flashes que iluminaram o céu noturno da Cidade do México.

Tais brilhos não são relâmpagos, nem mesmo luzes provenientes de aviões. Acredita-se que os flashes tenham sido causados pelo terremoto propriamente dito.

Mais especificamente, as luzes provêm de um tipo particular de rocha.

Melhor explicação

Um estudo publicado em 2014 revelou que essas “luzes de terremoto” podem aparecer em muitas formas, como chamas azuladas ou flashes rápidos que se assemelham a relâmpagos, por exemplo.

Elas surgem a partir do estresse dos tremores, acumulado em certos tipos de rochas.

“Esta acumulação pode dividir pares de átomos de oxigênio carregados negativamente no solo, permitindo que eles fluam até a superfície como uma corrente elétrica através de rachaduras na rocha”, afirma Leila Ertolahti, professora de geologia na Universidade Farleigh Dickinson (EUA). “Se existem átomos suficientes, eles podem ionizar e formar um plasma, ou gás carregado, que emite luz”.

Fenômenos naturais

O terremoto que precedeu as luzes bizarras foi o mais forte que o México enfrentou em quase 100 anos, e o segundo desastre ambiental desta semana, após o furacão Irma.

Com uma escala de 8.2, os tremores puderam ser sentidos a partir de mais de 966 km do epicentro do terremoto, e a quantidade de vítimas relatadas está subindo.

“A parte mais assustadora é que, se você é um adulto, e você viveu nesta cidade sua vida toda, ainda se lembra do terremoto de 1985 de forma muito vívida”, disse Alberto Briseño, um gerente de bar de 58 anos, ao New York Times. “Pareceu tão forte e tão ruim, mas pelo menos fomos poupados de uma grande tragédia”. [ScienceAlert]

Por: Natasha RomanzotiEm: 12.09.2017 | Em Meio ambiente, Principal  | Tags: , ,  
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (6 votos, média: 4,33 de 5)
Curta no Facebook:

Uma resposta para “Misteriosas “luzes de terremoto” acompanharam os tremores no México”

Deixe uma resposta