Vídeo nunca visto mostra o terror do terremoto e tsunami de 2011 no Japão

Por , em 18.02.2020

A rede de notícias japonesa All-Nippon News Network divulgou recentemente um vídeo terrível mostrando algumas das consequências do poderoso terremoto seguido de tsunami ocorrido no Japão em 2001.

A filmagem foi veiculada como parte de um programa de prevenção de desastres da emissora, depois do país ter experimentado terremotos leves que variaram de 3,2 a 4,8 pontos na escala de magnitude Richter.

Angustiante

O vídeo foi feito no aeroporto de Sendai e enviado para o canal por telespectadores no mesmo ano.

As imagens mostram objetos tremendo violentamente e caindo, muito embora as estruturas do local tenham sido construídas para suportar o poder de terremotos. O choro das crianças é angustiante e adiciona pavor à cena.

Quando o tremor cessa, funcionários do aeroporto começam a aparecer para ajudar os viajantes. As pessoas chegam a ser evacuadas por um breve momento, mas logo retornam ao interior do aeroporto quando recebem a notícia de que um enorme tsunami está a caminho.

Por fim, a filmagem exibe cenas da onda massiva passando pela região enquanto carrega detritos de casas e outras estruturas varridas pela força da maré. O poder da água é tão grande que arrasta até caminhões e máquinas pesadas do aeroporto.

Grande Terremoto do Leste do Japão

O Grande Terremoto do Leste do Japão de 2011, como é chamado oficialmente, atingiu a costa leste da península de Oshika e teve magnitude de 9,1 na escala Richter. Foi seguido por ondas de tsunami com até 40 metros de altura, viajando a 700 quilômetros por hora.

É considerado o mais poderoso da história do Japão, e o segundo mais poderoso e sexto mais mortal do mundo nos últimos 20 anos – estima-se que o desastre tenha causado 15.000 mortes e deixado 6.000 feridos.  

Infelizmente, o país asiático está localizado em um ponto propenso a terremotos intensos – no Anel de Fogo do Pacífico, uma área onde ocorrem muitos sismos e erupções vulcânicas. Supõe-se que cerca de 20% de todos os terremotos que excedam 6 pontos na escala Richter ocorram no Japão.

Se você quiser morar por lá, precisa estar preparado para encarar alguns tremores com certa frequência – são aproximadamente 1.500 por ano, embora a maioria seja “fraca”. Por conta disso, o governo desenvolveu alguns métodos de alerta, incluindo enviar mensagens de texto a moradores a fim de que possam se proteger durante os abalos.

Infelizmente, no entanto, é impossível (ao menos por enquanto) prever um terremoto com bastante antecedência. No caso do desastre de 2001, as pessoas tiveram menos de dez minutos de aviso para evacuar. [BoredPanda]

Último vídeo do nosso canal: A Terra não orbita exatamente o sol mas um ponto virtual no espao

3 comentários

Deixe seu comentário!