Estranho organismo inaugura novo reino da natureza

Um organismo unicelular descoberto na Noruega está dando o que falar. Segundo cientistas, ele é tão diferente de todos os organismos conhecidos até hoje que um novo grupo base, conhecido como novo reino, foi criado: Collodictyon.
Esse organismo singular foi encontrado em um lago no sul de Oslo, Noruega. De acordo com a cientista Kamran Shalchian-Tabrizi, da Universidade de Oslo, não há outro ser vivo que descenda de tão perto das raízes da árvore da vida.
“O micro-organismo está entre os mais antigos eucariontes. Ele evoluiu há cerca de um bilhão de anos. Ele nos mostra como a Terra parecia ser no início”, diz Shalchian-Tabrizi.
Os cientistas noruegueses analisaram o genoma do organismo encontrado e descobriram que ele é eucarionte, mas não se enquadra em nenhum dos grupos principais (animais, plantas, fungos, algas ou protistas).
Ele tem de 30 a 50 micrômetros (a espessura de um cabelo humano) e se alimenta de algas, preferindo viver sozinho, em detrimento de conviver em grupos. Sua singularidade também reside no fato de ter quatro flagelos, ao invés de um ou dois, o que seria considerado normal.
O micro-organismo também tem características que são marcas das algas e das amebas, pertencentes a dois reinos eucariontes diferentes.
Devido a esse motivo, os pesquisadores acreditam que o micro-organismo seja o ancestral desses dois reinos. [MSNBC]
8 comentários
Não se pode esquecer que o próprio mar pode ter surgido de cometas que aqui caíram, logo seres extraterrestres vindos para cá a bilhões de anos não estão descartados. Considerar que só aqui existe vida e que tudo começou aqui também é hipótese e não certeza. Logo, precisamos procurar mais vida extraterrestre para começarmos a explicar melhor nossa existência e a existência dos seres vivos que nos cercam…
A princípio, nada contra o apelido da Paula Dentro. Puritanismo babaca, fora!
Quanto à notícia, gostaria de saber o que os criacionistas, principalmente os fixistas, têm a dizer. Certamente que é obra do diabo.
Existe uma teoria bastante recente de que existem duas divisões além dos três grandes reinos primordiais de microorganismos. Não sei se essa teoria tem relação com a recente descoberta, mas mostra como o micromundo e a sua paleontologia ainda nos reservam surpresas muito instigantes. Como todos os eucariontes evoluiram de um ancestral comum (que também originou os dois reinos dos procariotos) é bastante lógico que tenham havido outras divisões antes dos reinos atuais se consolidarem.
Fico tentando imaginar as notícias que teremos daqui a algum tempo:
“Descoberto novo ser estranho no planeta “VSDFJSFYT-20-1″ que se parece com um humanóide com tromba de elefante, tem nadadeira caudal e asas com envergadura três vezes maior que a sua altura.”
Tá certo… Minha imaginação foi bem distante… Mas com BILHÕES de possíveis planetas que podem conter vida, não divido que ISSO possa existir.
Não se preocupe com a bizarrice da tua criatura porque criar aliens é uma habilidade clássica da criatividade humana nos contos, nos livros, nas HQs, nos filmes e em Documentários científicos como esse, que podes apreciar no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=uC_Zu0lG3_E
Um elo perdido eucariótico… instigante. Estaria ele poucos passos acima do ponto de onde as protocélulas, ou procariontes, desenvolveram a membrana sobre o material genético, ajudando a entender como essa evolução celular primordial aconteceu.
Não Jonatas, está a um passo atrás, estes são os avós dos cariotecos, sendo o elo entre o simples composto proteico que se divide formando outro e um ser unicelular mais composto…
Seguinte, preste atenção no que você lê, eu disse
“Estaria ele poucos passos acima do ponto de onde as protocélulas, ou procariontes (…)”,
os procariontes são os mais antigos na questão, e esse organismo está poucos passos acima na cadeia evolutiva, ele é um eucarionte, todo eucarionte está um passo “acima” ou “adiante” dos procariontes.
Tanto que no início da minha postagem me referi a ele como um “elo perdido eucariótico”;
Ah e por favor pra comentar aqui use um apelido não sugestivo como esse, que tem uma expressão vulgar com apologia sexual subtendida, isso é muito infantil. Use um simples “Paula”, se é que esse é teu nome.
Ok?