O que você faz quando estuda engenharia e se vê no meio de um tiroteio sem forma alguma de trancar sua porta?
Um (ou maaaaais um) tiroteio em uma universidade americana obrigou estudantes de engenharia a testarem suas habilidades para salvar suas vidas.
Ontem, 1 de junho, o campus da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) foi bloqueado por ordem policial, por conta de uma ameaça com arma de fogo no edifício da Engenharia IV.
As pessoas receberam a orientação de se abrigar onde estivessem, e não sair do lugar. O maior problema? Muitas das portas do edifício não têm fechaduras. Assim, os estudantes de engenharia precisaram reforçá-las a fim de manter sua segurança.
Soluções criativas
Os estudantes não só usaram a criatividade para trancar as portas, como tiveram tempo e tranquilidade para postar suas engenhosidades na internet.
Alguns utilizaram o Twitter para compartilhar imagens e explicar o que estava acontecendo. Por exemplo, a foto acima foi divulgada por Jason Schechter, com a legenda: “As portas abrem por fora e não podemos trancá-las, por isso estamos barricando coisas na frente delas #atiradorativo #UCLA”.
Outro usuário do Twitter, com nome de Daph, explica: “Tiroteio #UCLA. Barricados em sala no Bunche Hall. As portas abrem para fora, sem trancas. Muitos helicópteros e gritos do lado de fora”.
Já a usuária Carrie Rapaport escreveu: “Usando o meu cinto para trancar a porta. #UCLA #atiradorativo”.
Por fim, Pranisha Shrestha tuitou: “As portas abrem para fora sem trancas, então tivemos que improvisar nosso próprio mecanismo de tranca #tiroteioUCLA #engenheiros”.
Assassinato-suicídio
De acordo com informações do portal CNN, o tiroteio resultou em duas mortes: um assassinato seguido de suicídio.
O indivíduo morto foi identificado como William S. Klug, professor de engenharia mecânica e aeroespacial da UCLA.
A situação foi contida pouco depois do meio-dia da quarta-feira, momento a partir do qual não havia mais nenhuma ameaça permanente para o campus, segundo o chefe de polícia de Los Angeles, Charlie Beck. Os oficiais encontraram uma arma, e não havia suspeitos foragidos.
As aulas foram canceladas pelo resto da quarta-feira, mas deveriam ser retomadas hoje, exceto a escola de engenharia, onde ocorreu a morte. As classes devem ser retomadas neste bloco somente segunda-feira.
Reforços
As autoridades receberam relatos de um atirador ativo no ou próximo ao edifício. Em seguida, estipularam o bloqueio da universidade. Vários oficiais com armas patrulharam as ruas do campus de mais de 40.000 estudantes. Além disso, dezenas de carros da SWAT encheram a área, para vasculhar cada pedaço do local.
Funcionários da UCLA disseram que vão rever todos os procedimentos de segurança do campus. “Estamos satisfeitos com a forma como a notificação saiu, mas incomodados por alguns relatos de portas destravadas. Queremos rever tudo”, disse Scott Waugh, vice-chanceler e reitor executivo da UCLA.
A UCLA também ampliou os serviços de aconselhamento ao longo dos próximos dias para servir todos os alunos que possam necessitar. Muitos ficaram abalados durante o bloqueio.
A polícia ainda está investigando o tiroteio, de acordo com funcionários da universidade. [Gizmodo, CNN]
4 comentários
A porta abre para fora. Cunha não adianta nada. Eles estudam física lá. É uma excelente escola de engenharia.
Incrível, os estudantes de engenharia se esqueceram que bastava uma pequena cunha entre o chão e a porta para impedir sua abertura?
Aham. E todo mundo anda com uma cunha no bolso.
São patéticos, ate com papel da pra fechar bem as portas, ainda acham que entulhar coisas nas portas é ser criativo