Encontrada provável relação entre o vírus Zika e a microcefalia?

Por , em 5.03.2016
Destacado em azul, o vírus Zika

Foi publicado na Cell Stem Cell no último dia 4 um estudo que mostra os efeitos que o vírus Zika tem sobre células-tronco precursoras do córtex. Ao que tudo indica, temos a explicação de como o vírus causa microcefalia, mas muitas outras perguntas permanecem sem resposta.

O estudo foi conduzido pelos pesquisadores Guo-li Ming e Hongjun Song da Escola de Medicina do Instituto John Hopkins, pelo pesquisador Hengli Tang da Universidade do Estado da Flórida, e outros cientistas da Escola de Medicina da Universidade Emory.

Basicamente, o que eles fizeram foi cultivar o vírus em células de mosquito, e depois infectar células-tronco neuroniais obtidas a partir de células-tronco pluripotenciais. Este processo foi feito dia e noite, sem interrupção, durante um mês inteiro, para tentar entender a relação entre o vírus e a microcefalia.

O resultado observado foi revelador: em três dias, 90% das células-tronco da cultura estavam infectadas. Neste tempo, as células pararam de se desenvolver, e a maioria começou a funcionar como fábricas de novos vírus. Curiosamente, as defesas genéticas contra vírus não haviam sido ativadas no período.

Os próprios pesquisadores consideram este estudo apenas um primeiro passo para estabelecer a ligação concreta entre o vírus Zika e a microcefalia, que deve aparecer em mais estudos clínicos.

Por enquanto, ficam ainda várias perguntas em aberto: por que os sintomas em adultos são tão leves? Como o vírus entra no sistema nervoso do feto em desenvolvimento? Como o vírus consegue cruzar a barreira sangue-cérebro? Pode o vírus Zika infectar a pequena população de células-tronco nervosas que os adultos possuem no hipocampo?

Os cientistas esperam que a plataforma desenvolvida neste estudo sirva para criar “mini-cérebros”, onde o mecanismo de funcionamento do vírus possa ser estudado a fundo. No futuro, medicamentos podem ser testados. [Emory, MedicalXpress, ScienceDaily, Cell Stem Cell]

• Vilson Censi:

Muito se fala deste vírus atualmente. Mas alguém já parou para pensar como surgiu? Falo isso porque não vejo ninguém questionando.

Foi encontrado em uma floresta. Florestas são laboratórios naturais, proporcionando ambiente para vírus se reproduzirem e modificarem à vontade. Não tem mistério…