Encontrada provável relação entre o vírus Zika e a microcefalia?

Por , em 5.03.2016
Destacado em azul, o vírus Zika

Destacado em azul, o vírus Zika

Foi publicado na Cell Stem Cell no último dia 4 um estudo que mostra os efeitos que o vírus Zika tem sobre células-tronco precursoras do córtex. Ao que tudo indica, temos a explicação de como o vírus causa microcefalia, mas muitas outras perguntas permanecem sem resposta.

O estudo foi conduzido pelos pesquisadores Guo-li Ming e Hongjun Song da Escola de Medicina do Instituto John Hopkins, pelo pesquisador Hengli Tang da Universidade do Estado da Flórida, e outros cientistas da Escola de Medicina da Universidade Emory.

Basicamente, o que eles fizeram foi cultivar o vírus em células de mosquito, e depois infectar células-tronco neuroniais obtidas a partir de células-tronco pluripotenciais. Este processo foi feito dia e noite, sem interrupção, durante um mês inteiro, para tentar entender a relação entre o vírus e a microcefalia.

O resultado observado foi revelador: em três dias, 90% das células-tronco da cultura estavam infectadas. Neste tempo, as células pararam de se desenvolver, e a maioria começou a funcionar como fábricas de novos vírus. Curiosamente, as defesas genéticas contra vírus não haviam sido ativadas no período.

Os próprios pesquisadores consideram este estudo apenas um primeiro passo para estabelecer a ligação concreta entre o vírus Zika e a microcefalia, que deve aparecer em mais estudos clínicos.

Por enquanto, ficam ainda várias perguntas em aberto: por que os sintomas em adultos são tão leves? Como o vírus entra no sistema nervoso do feto em desenvolvimento? Como o vírus consegue cruzar a barreira sangue-cérebro? Pode o vírus Zika infectar a pequena população de células-tronco nervosas que os adultos possuem no hipocampo?

Os cientistas esperam que a plataforma desenvolvida neste estudo sirva para criar “mini-cérebros”, onde o mecanismo de funcionamento do vírus possa ser estudado a fundo. No futuro, medicamentos podem ser testados. [Emory, MedicalXpress, ScienceDaily, Cell Stem Cell]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • Vilson Censi:

    Muito se fala deste vírus atualmente. Mas alguém já parou para pensar como surgiu? Falo isso porque não vejo ninguém questionando.

    • Cesar Grossmann:

      Foi encontrado em uma floresta. Florestas são laboratórios naturais, proporcionando ambiente para vírus se reproduzirem e modificarem à vontade. Não tem mistério…

Deixe seu comentário!