Europeus planejam lançar sonda lunar

Por , em 16.09.2010

A Agência Espacial Européia (ESA, na sigla em inglês) está planejando o lançamento de uma sofisticada sonda lunar. A empresa EADS Austrium ganhou a licitação de 6,5 milhões de euros para projetar a nave.

A sonda de 700 quilos seria enviada ao pólo sul do satélite. Segundo a diretora de vôos tripulados da ESA, apesar da sonda não ser tripulada ela estará equipada com vários instrumentos científicos e irá procurar por minerais que possam indicar a presença de água no solo da Lua.

Algumas pesquisas recentes já indicaram que crateras lunares profundas podem abrigar vastos reservatórios de água congelada.

Segundo a EADS Austrium, apesar desse projeto ser voltado para a Lua, se a tecnologia de enviar uma sonda tão sofisticada para o nosso satélite funcionar, nada impede que o mesmo sistema seja usado em sondas enviadas para outros planetas.

Mas o lançamento ainda vai demorar. A aprovação do projeto acontecerá somente em 2012, quando será submetido à aprovação de representantes dos ministérios europeus. Se os políticos aprovarem, o lançamento deve acontecer antes de 2020. [BBC]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

  • ana paula camoesas:

    É completamente incompreensivel como as pessoas gastam tanto dinheiro em sondas e etc,quando o mundo está a morrer á fome.Para quê gastar tanto se por este caminho não vai haver ninguém para contar a história

Deixe seu comentário!