Explicado o fascínio dos consumidores pela Vodka

Por , em 12.06.2010

Apreciadores de outras bebidas, tais como cerveja, vinho ou cachaça, podem se perguntar qual é a graça em se tomar Vodka pura, que aparentemente não tem gosto de nada em especial e é amarga. Cientistas da Universidade de Cincinnati (Ohio, EUA) estão desvendando mistérios sobre a bebida russa.

Eles descobriram determinadas funções nos compostos químicos presentes na bebida, que sempre existiram, mas nunca haviam sido estudados a fundo. Supostamente, esses compostos são responsáveis por “seduzir” tantos apreciadores de Vodka.

Na verdade, é uma descoberta bem simples: a Vodka é uma bebida composta basicamente de 40% de solução de etanol e 60% de água. Essa proporção tem origens muito antigas: foi decretada pelo Czar Pedro I, do Império Russo, em 1698!

Pois bem, estes dois compostos (água e etanol), depois de destilada a bebida, aparentemente dão origem a um terceiro. E não é nada excepcional: são grupamentos de moléculas de etanol (CH3CH2OH), rodeado por moléculas de água (H2O). A simples fusão desses três compostos, que na verdade têm apenas duas origens, seria responsável por caracterizar a Vodka como ela é.

Por isso, há diferença entre os fabricantes da bebida. As melhores, segundo a pesquisa, são as que mais se aproximam do equilíbrio ideal entre esses três compostos. Isso se consegue acertando a medida de cada componente. Quando não acontece, a Voka fica ou muito forte, ou muito aguada. [Live Science]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

16 comentários

  • Ramon:

    Eu estou cheio de vodka na cabeça agora….estou me sentindo tão bem bem….

  • Paulinho Rola:

    Eu Gosto De Vodka!

  • Cla:

    Só se for VODIKA mesmo pra ser feita de ARRÔS!

    Etanol ou álcool etílico é o álcool de todas as bebidas, seja produzido a partir da cana ou da cevada, trigo, milho, centeio, figo, etc!

  • Luan:

    ” Não existe diferença entre estes dois conceitos, só que a palavra álcool é mais usada na linguagem popular. Etanol é mais usado a nível cientifico.”

  • alexandra:

    Exatamente Sergio…

  • SERGIO MARQUES:

    o comentarista deve estar cometendo engano; ele sutestenta que a vodika é uma mistura de água com etanol.
    Ora, etanol é o alcool da cana de açucar usada nas cachaças e nunca na fabricaçao de vodka que é feita que tem origem no álcool extraído de cereais: arrôs, trigo, etc;

  • Amilton:

    eee bora tomar a Absolut Vannila que ganhei hoje de presente ?

  • kiddo:

    bora parar com esse bla bla bla e ir tomar uma, pô

  • Felipe:

    Absolut!!!

  • Zilda Santiago Maciel:

    Valeu Renê;os bacanas querem uma enciclopédia publicada……………………….

  • Ana:

    Como sempre, os artigos publicados nesse site tem muita validade, pois apresentam muito conhecimento. Tais leituras somente acrescentam na aquisição do saber, é sempre bom divulgar algo construtivo e que pessoas tenham acesso a essas informações.

  • Douglas Miranda:

    Quem é viciado em Vodka costuma não se lembrar porquê gosta tanto…

  • Renê:

    Acho que as pessoas poderiam usar seus comentários para complementar a notícia com mais informações ao invés de perder tempo apenas criticando. A proposta do artigo não é dar uma aula sobre o assunto mas apenas mostrar curiosidades sobre o nosso mundo, e que as pessoas que se interessarem por alguma notícia em particular e queiram mais informações façam suas pesquisas. Minha intenção com esses post é apenas fazer com que os participantes utilizem esse espaço para contribuir de forma construtiva com o site.

  • Samuel:

    Ciro concordo com você. Fora que nao foi bem explicado, afinal ela vicia ? Ou somente é gostosa mesmo (gosto é gosto).

  • Ciro:

    nossa… e mais um artigo com nenhuma explicação cientifica!
    ps – agua e etanol formam uma solução homogênea, ou seja, há a camada de solvatação de agua no etanol! (uma vez q esta está em maior concentração)
    esse artigo n tem nexo pq essa camada de solvatação está constantemente mudando!

  • Diogo dos Santos Vieira:

    Cara precisa melhora sobre a descrição da descoberta affz

Deixe seu comentário!