Finamente conseguimos provas de que fadas existem?

Por , em 14.04.2014

Uma das perguntas mais antigas do mundo é se fadas existem. Um professor britânico, John Hyatt, chamou a atenção da mídia recentemente, graças a uma série de fotos que fez, retratando criaturas minúsculas que se parecem com fadas.

Seria essa uma prova de que fadas existem?

Não.

Hyatt, da Universidade Metropolitana de Manchester, tirou essas fotos em torno de Lancashire, no Reino Unido. A coleção, intitulada “Rossendale Fairys” (em português, “Fadas de Rossendale”), está em exposição no Museu Whitaker, em Rossendale.

O professor tirou as fotos ao anoitecer. Na hora em que estava fazendo as fotografias, ele disse não ter percebido as criaturas minúsculas. “Quando ampliei as fotografias mais tarde no estúdio, eu vi essas figuras”, disse.

Segundo Hyatt, as imagens não foram alteradas, apenas aumentadas com técnicas normais de realce de tamanho. Ele também disse que as criaturas em suas fotos não se parecem com insetos normais.

A entomologista Erica McLaughlin, do Museu de História Natural britânico, discorda. De acordo com ela, as criaturas que Hyatt fotografou são provavelmente de uma pequena espécie de mosca da subordem Nematocera, que são insetos dípteros, incluindo os mosquitos.

o-FAIRIES-1-900

“Estas minúsculas moscas formam enxames de acasalamento, nos quais os machos ‘dançam’ para atrair o sexo oposto”, afirma. Muitos desses insetos têm asas delicadas e pernas longas que oscilam para baixo.

Hyatt parece não se importar com explicações cientificas ou se preocupar com os céticos. “As pessoas podem decidir por si mesmas o que [as criaturas] são. A mensagem é ter uma mente aberta”, afirmou. “Eu acho que é uma daquelas situações em que você precisa acreditar para ver. Muitas pessoas que viram [as fotos] dizem que elas trouxeram um pouco de magia em suas vidas”, conta.

O ex-agente especial do FBI, Ben Hansen, que também é ex-apresentador e investigador de alegações paranormais da série “Fact or Faked: Paranormal Files” do Syfy Channel, diz que Hyatt está plenamente consciente de que suas fotos não mostram se fadas existem.

“A maioria das suas citações redirecionam a conversa para longe dos fatos e para uma discussão sobre crença e magia”, disse Hansen. “O motivo? Ele faz claramente o que você esperaria de um diretor de arte e design… Tenta trazer ‘magia em suas vidas’, valorizando a beleza que cresce em todos os lugares, e que, por sua vez, pode fazer as pessoas acreditarem”, opina.

Hansen também é cético que Hyatt não tinha ideia do que estava fotografando até que viu as imagens em estúdio.

“A folhagem está embaçada em um olhar artístico que mistura o fundo da foto. Ele diz que não viu as fadas até mais tarde, mas além do borrão de movimento, elas parecem bastante em foco”, fala Hansen. “Seria muita coincidência que as ‘fadas’ acontecessem de surgir na frente da câmera a uma distância exata que iria estar em foco”.

Por fim, o título da exibição de Hyatt, “Fadas de Rossendale”, parece ser uma referência direta às Fadas de Cottingley, um pegadinha famosa envolvendo fadas que ocorreu em 1917.

Nesse caso, duas meninas, Elsie Wright, 16 anos, e Frances Griffiths, 10, colaram desenhos de fadas em um papelão e tiraram fotos de si mesmas com as criaturas míticas. Embora soem extremamente falsas, as fotos conseguiram convencer pessoas como o criador de Sherlock Holmes, Sir Arthur Conan Doyle, de que fadas existem.

elsie

Na verdade, as fadas de papelão criaram dúvidas o suficiente para que alguns crentes ficassem genuinamente chocados quando a já grande Frances admitiu que eram uma farsa, em 1983. [HuffingtonPost]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (11 votos, média: 4,45 de 5)

16 comentários

  • Silvana Machado:

    Mas a vida é muito chata sem fadas. É tão simples! Foi o que o autor das fotos disse: você quem escolhe ter magia ou não na sua vida.

  • Silvana Machado:

    FADAS EXISTEM! Elas são feitas de sonhos e imaginação. Se você não acredita, você nunca vai ver, mesmo. E elas nunca vão aparecer pra você.

    • Cesar Grossmann:

      O problema de ver fadas imaginárias é perder de vista a magia da realidade.

  • Livia Maria:

    Não creio que esses seres não existem. Primeiramente, só porque não viu, não significa que não exista.

    • Livia Maria:

      Bom, tudo bem que a foto ficou bem borrada em relação ao fundo, mas, e se não for uma espécie de mosquito?

    • Cesar Grossmann:

      Se ninguém viu, como afirmam que existe? Tem que ter uma forma de registrar estes seres fantásticos, ou então é tudo invenção mesmo.

  • Tamiris Dias:

    Nossa pensou se fosse fadas?
    Seria massa..
    Pena que são apenas mosquitos :((

  • Jasmine Mendonça:

    Já não sei no que acreditar se em fadas,aliens,sereias,criaturas marinhas com caudas quilométricas ou parecidas com cobertas ou mantos! existem tantas atrocidades em nossa vida real que mesmo sabendo que no fundo tudo tem uma explicação…que tem momentos que prefiro essa de ilusão.

  • Silvanice Pereira:

    O sonho bom pois as fadas sempre fazem papel do bem. o mundo seco de afeto é ótimo sonhar.

  • Fernandu Z-luciu:

    nesse caso da Frances ela não quis enganar ninguém, assim como sua irmã, só que o mundo, de repente, caiu nas costas delas. fazer o quê !! paciência!!

    mas a natureza revela a mística por trás do encanto que inspirou um mundo de magia

  • Marte:

    Natasha,
    belo artigo. Valeu. Me deu três minutos de fantasia. O tempo que levei para carregar o link. Brigadú.

    Não, não sou bobo. Achei realmente que alguém tivesse flagrado um ser encantado, e para os céticos um alerta: recetemente foram descobertas sereias no Mar do Norte. Sereias. Aquele ser mítico presente desde a Grécia antiga. Em 2017 será feita uma expedição para encontrar esse ser lendário, ou o que sobrou dessa espécie.

    Vivemos uma era de descoberta de prodígios. Que sorte a…

  • Igor Surian:

    Fadas o que! São Sayajins!

  • Cesar Grossmann:

    É interessante o que o desejo de acreditar faz com as pessoas, Sir Arthur Conan Doyle, criador de um personagem perspicaz e analítico, Sherlok Holmes, acreditou piamente nas “fotografias de fadas”.

    Hoje tem gente que acredita piamente em fotos e filmes de “naves alienígenas”.

  • Juliana7:

    Se são fadas eu não sei, mas parecem pessoas minúsculas. E não são mosquitos, nem moscas, com certeza!

    • Cesar Grossmann:

      Tem certeza que não são moscas, ou mosquitos, mesmo depois que um ESPECIALISTA identificou até mesmo a espécie?

Deixe seu comentário!