Falta de serotonina pode deixar as pessoas mais agressivas

Por , em 4.10.2011

Está mais irritado ou agressivo do que o normal? Pode ser falta de serotonina. Quando os níveis do neurotransmissor aumentam, é mais fácil se manter calmo, de acordo com um novo estudo.

Pesquisadores forneceram uma dieta que reduziu os níveis de serotonina em 19 voluntários saudáveis, e em seguida, seus cérebros foram analisados a partir de um computador.

Os pesquisadores descobriram que a comunicação entre a região da amígdala cerebral – que processa o medo – e do córtex pré-frontal tinha sido rompida. Com isso, ameaças leves podem se desencadear em reações violentas.

O efeito foi mais forte nas pessoas que já tinham tendências violentas, como foi identificado em um questionário. “É como se a intervenção da voz da razão fosse perdida”, diz Luca Passamonti, chefe da equipe de pesquisa. [NewScientist]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 4,00 de 5)

13 comentários

  • GUILHERME:

    A FALTA DE SEROTONINA É SÓ UM DETALHE,MUITAS PESSOAS COMENTEM BULING, AGRIDEM MULHERES,FILHOS,IDOSOS E NUNCA SE
    PREUCUPARAM EM PROCURAR AJUDA OU TRATAMENTO.O FATO DE SER OU NÃO AGRESSIVO, DEPENDE MUITO DA EDUCAÇÃO,AFINAL OS FILHO
    COPIAM ATITUDE DE SEUS PAIS .

  • Thyago Hills:

    Sintetizando e confirmando algumas ideias expressas nos comentários:

    Serotonina em excesso causa irritabilidade, serotonina em níveis baixos (anormalmente), geralmente, causa depressão, transtornos de ansiedade, enxaquecas e até obesidade…

    Os alimentos comprovados como fontes ricas no PRECURSOR da serotonina, ou seja, não a molécula em si, são: bananas, tomates, chocolate e o vinho.

    E não, você não vai se curar de depressão comendo chocolate em excesso, bananas e/ou vinho, talvez, apenas se tornará obeso.

    Para tratamento de depressão é necessário a administração de inibidores da recaptação da serotonina (SSRI), que faz o nível de serotonina concentrada aumentar.

  • Amigo:

    Para aumentar o nivel de serotonina utilizem alimentos ricos em triptofano na dieta, pois este é um precursor NATURAL da serotonina. Entre tais alimentos se podem destacar: o leite e seus derivados , a carne de peru, requeijão, carne, peixe, banana, tâmara, amendoim e todos os alimentos ricos em proteínas. (Psiqweb)

  • Jorge Luiz:

    Caros, a dieta citada REDUZIU a serotonina e consequentemente AUMENTOU a irritabilidade. O que se precisa saber é que dieta AUMENTA serotonina para DIMINIUIR irritabilidade.

  • Nik:

    Só um detalhe, já que ninguém comentou sobre…

    Serotonina baixa pode te deixar agressivo, MÃÃÃÃS, serotonina alta pode deixar você DEPRESSIVO! Então para quem está pesquisando sobre essa tal dieta, melhor pensar 20x antes de destruir seu equilíbrio emocional. (aliás, QUE BOM que não deram essa informação)

    • Cesar:

      Agora isto tudo é muito interessante. Os dualistas, que afirmam que existe uma mente que transcende ao cérebro, acham que os caracteres como hostilidade, irritabilidade, depressividade, fazem parte da “mente”, mas aí está uma outra evidência de que tudo se resume ao cérebro: o que você come pode mudar aspectos do teu comportamento.

      Matéria interessantíssima. Mas faltou darem informação sobre a dieta que deixa a pessoa mais racional e emocionalmente equilibrada, mais aberta a conceitos novos e mais cética quanto a afirmações fantásticas desacompanhadas de provas…

    • Bovidino:

      Só faltou você nos explicar como são gerados os pensamentos.

  • Werner:

    Um dos mais conhecidos alimentos com serotonina é o chocolate. Que aliás, é bem bom…hehe

  • Pedro:

    Essa matéria ta muito ruim . Está faltando informações … q tipo de dieta é essa , em q alimento fica essa substância ?!

  • luiz do nascimento:

    Ha 10 anos procuro por algo que me alivia a impaciencia,como é díficil trabalhar isso.
    Onde e como encontrar essa dieta….

    • Júnio:

      O que alivia a impaciência é a vontade, de dentro pra fora.
      Marilyn Fergunson já dizia: ”Ninguém pode persuadir outra pessoa a se modificar. Cada um de nós toma conta da porta da mudança, que só pode ser aberta pelo lado de dentro. Não podemos abrir a porta de outra pessoa, seja por meio de argumentos ou de pressão emocional.”

  • Bovidino:

    (Pesquisadores forneceram uma dieta que reduziu os níveis de serotonina…….)
    Qual é essa dieta?
    Vamos espalhar essa nova dieta para os chefes estressados.

  • BCayres:

    Gostaria de saber qual é o regime que diminui a serotonina…

Deixe seu comentário!