Você sabe identificar os diferentes tipos de rosnados caninos? Faça o teste

Por , em 29.05.2017
Norman, a 55th Security Forces Squadron military working dog, waits to be unleashed and go after his target during training April 17. The Offutt K-9 unit performs regular training to maximize the dogs effectiveness in the field. (U.S. Air Force Photo by Josh Plueger)

O grupo de estudos do pesquisador Tamas Farago, chamado Family Dog Project na Universidade Eotvos Lorand (Hungria), analisa dos diferentes sons emitidos por cães e sua comunicação com outros cachorros e animais, incluindo os seres humanos. O grupo foca em latidos e rosnados.

No estudo, cães entram em uma sala onde há um prato com um belo e convidativo osso. Quando se aproximam do prato, porém, um pesquisador escondido em uma caixa preta perto do osso aciona um botão para diferentes tipos de rosnados: de brincadeira, de alerta contra a aproximação de estranhos e de proteção do alimento.

A reação do cão então é observada. Nos dois primeiros casos, os cães ignoram os rosnados e pegam o osso. No último caso, que basicamente quer dizer “essa comida é minha!”, eles se afastam do osso e ficam alertas.

“O rosnado de brincadeira e de estranhos foram ineficazes como impedimento, porque os sujeitos provavelmente não os processaram como apropriado no contexto”, escreveram os pesquisadores. Mas quando os cães participantes do experimento ouviram o rosnado “essa comida tem dono!”, a história foi diferente. Confira no vídeo abaixo:

Acusticamente, os rosnados que acontecem na brincadeira são mais agudos e mais curtos, sendo repetitivos. Já os rosnados agressivos são longos e graves. O curioso é que a análise acústica não encontrou diferenças entre os dois tipos, mas cães conseguem diferenciá-los.

Os pesquisadores apontam que a diferença no som vem do fato de que cães rosnam de boca fechada para estranhos que se aproximam, mas rosnam mostrando os dentes para quem se aproxima de seu alimento.

Alguns seres humanos também conseguem diferenciar os três tipos de rosnados. 81% sabe identificar os rosnados de brincadeira. Já diferenciar os dois tipos de rosnados agressivos é mais difícil, mas a maioria dos participantes conseguiu classificar o rosnado de proteção de alimento como mais agressivo e o de aproximação de estranhos como mais amedrontado. [Scientific American]

Último vídeo do nosso canal: A Terra não orbita exatamente o sol mas um ponto virtual no espao

1 comentário

Deixe seu comentário!