Falta de sono, azar no jogo

Por , em 14.03.2011

Depois de uma longa noite de apostas, os jogadores começam a ficar mais corajosos. Agora se sabe por que: uma noite em claro é suficiente para mudar a estratégia típica de um apostador de se proteger contra perdas para uma mais arriscada com mais riscos e mais sede de ganhar.

O pesquisador Scott Huettel, da Duke University, deixou 29 adultos sem durmir uma noite. Em seguida, ele pediu para que eles começassem a apostar de diferenças maneiras em que pudessem controlar suas opções de risco, enquanto o cientista examinava seus cérebros.

Diferente daqueles que haviam descansado, os que não dormiram mudaram seu comportamento para um de risco maior. Isto coincidiu com um aumento na atividade cerebral no córtex pré-frontal ventromedial, uma área ligada às decisões morais. Houve diminuição na atividade da ínsula anterior, logo antes da tomada de decisões que levaram à derrota no jogo, área ligada a emoções negativas.

“Estes efeitos podem impulsionar a pessoa a tomar decisões inadequadas. Buscar ganhos e ignorar as conseqüências negativas”. Os resultados não estavam ligados ao nível de alerta dos jogadores, então, mesmo se sentindo ótimo depois de uma noite sem dormir, você ainda pode perder muita grana. [NewScientist]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!