Parar de fumar pode trazer mais felicidade

Por , em 22.12.2011

Pessoas que querem parar de fumar mas não sabem como fazer isso podem encontrar uma nova motivação. Um recente estudo mostra que pessoas que conseguiram dizer adeus ao cigarro se sentem mais felizes e saudáveis do que aquelas que continuam com o tabagismo.

Cerca de 1,5 mil pessoas participaram de um estudo nos EUA que analisou a cessação do tabagismo. A longo prazo – um e três anos depois do abandono do cigarro – essas pessoas se sentiam mais felizes e satisfeitas com suas vidas do que aquelas que não conseguiram parar de fumar.

Os fumantes podem acreditar que parar de fumar diminuirá sua satisfação com a vida porque pensam que isso pode acabar com rotinas, interferir nos relacionamentos e levar a uma perda de prazer relacionada ao tabagismo. Além disso, parar de fumar é um grande e difícil desafio.

Mas, apesar dessas preocupações, os pesquisadores afirmam que esses medos não se confirmam quando a pessoa para de fumar. Acontece justamente o contrário: quem deixa de fumar aumenta sua qualidade de vida geral, sua saúde e tem mais emoções positivas do que as que fumam. O estudo também mostrou que elas apresentaram menor nível de estresse depois de três anos sem cigarro.

Os pesquisadores acreditam que essas descobertas podem ser usadas pelos médicos para educar e motivar as pessoas que querem abandonar o vício, se inspirando em experiências positivas. [LiveScience]

22 comentários

  • Raul Alves:

    Olá tudo bem!!
    Lembre-se..

    A felicidade é a coisa mais importante pra conseguir seus objetivos ….essa é sua amiga..

    Veja no link abaixo como ajudei a……a parar de fumar
    http://www.parardefumar-osegredo.com

    Muito sucesso.

    Raul Alves

  • Norma Pornaro:

    Aplauso para este artigo.
    Ficaria muito feliz se meu filho deixasse esse vicio tão prejudicial a saude,
    infelizmente ele herdou de mim.
    Mas graças a uma guerra mental eu consegui deixar definitivamente, hoje me sinto
    bem melhor e com mais disposição e muito feliz!!!

  • Samoel Bianeck:

    Humor é bem vindo. Sobretudo quando parece piada mas é veridicidade.
    Certa vez um amigo meu que fumava razoavelmente, sustou de fumar ligeiramente e começou a se sentir puro. Esta candura dele começou a isolá-lo da coletividade – de seu cardume social. Tinha raiva de quem fumava como teve que parar de tomar uns tragos, tipo social, também começou a se isolar dos grupos de cervejinha após o futebol. Conclusão; sua vida começou a ser tornar um inferno. Mais ainda quando lembrava, por coincidência ou não, teve dois amigos em anos distintos que morreram seis meses após anunciar que tinha parado de fumar. Acaso ou não, serviu para apurar sua depressão. Em conversa entre amigos; concluímos que como somos produtos da sociedade. Qualquer comportamento interrompido o leva a um estado diferenciado. Ou seja, literalmente em uma sociedade suja se você se tornar limpo, vai pagar um preço alto. Em um estado inverso o contrario é verdadeiro: Em uma sociedade que não fuma um fumante vai pagar um preço. Em um governo limpo um político sujo pagara um preço e evidentemente em um governo sujo um político honesto tem que pagar um preço. Caso atual do Brasil.
    Para seu próprio bem voltou a fumar e sentiu melhor.
    Uma ressalva aqui:
    Naquele tempo, poucos anos atrás, era permitido fumar em avião, clubes, escolas, universidades, restaurantes e até professores fumavam enquanto lecionava.
    Se fosse hoje as coisas seriam bem mais féis para este meu amigo que segundo ele vai para de fumar e espera não mais sofrer exclusão – aliás agora estamos sentindo o inverso.
    Um Final de ano esperançoso: Quem sabe um dia poderemos dizer o mesmo dos nossos governantes: Assim: Naqueles tempos, anos não muito distante; os políticos corrupto não eram punidos.

  • vera nubia c silva:

    Concordo que o cigarro faz mal, mas penso que para alguns não, depende muito do organismo e estrura de cada um, tipo longetividade. Mas, penso tb que, se tem leis rigorosas p fumantes, porque não aplicam mais leis rigorosas para os menores
    que matam, roubam e estrupam pessoas inocentes. E esse negócio de dizerem que o governo tem mais custos na saúde com pessoas fumantes, é conversa! Se todos estão alarmando contra o mal do cigarro, principalmente que não fumar, comecem a gritar tb para mais leis severas contra delequentes.

    • Ezio Jose:

      Vera Núbia,
      muito coerente sua opinião e de fato uma Verdade que ninguém aceita em virtude da hipocrisia reinante na sociedade.
      Quando a imprensa quer e sabe que o povo são facilmente levado por ela, faz de tudo para enfocar um tema deixando os problemas mais graves encobertos e livres da opinião pública.
      Temos muito que refletir sobre a inversão de valores. Basta ver a marcha da maconha sendo apoiada pela mesma sociedade que abomina o tabagismo. Não dá para entender o que passa na cabeça dos supostos racionais.

  • Rafael:

    Que ilusão incrível leva o tabaco, não é mesmo? Achar que sem ele perderá a satisfação na vida… Ou com a perda do desequilíbrio, ganha-se a satisfação na vida?

    • Ezio Jose:

      Talvez você deve achar que a maconha é mais real.

  • karlloz:

    Eu passei mais de um ano sem fuma, e me sentir ótimo até agora não sei porque voltei?

    • gloria:

      Porque vc ñ se ama, gosta de queimar dinheiro e gosta do cheiro q tem, porque o dia em q vc realmente quizer mudar vc é capaz disso é só preferir ter mais saude ,mais dinheiro, e uma pessoa q te ame de verdade e q vc tbm a ame ,e ñ queira q ela sinta teu mau halito, o mal cheiro do teu corpo e das tuas roupas. Seja forte , se ame e mude é só querer ter tais benefícios.

    • Ezio Jose:

      Tem muita gente que não fuma e tem um carniça podre dentro da boca sem nenhum dente estragado.

  • JUMENTO:

    Se esta pesquisa fosse feita de forma contraria, também daria o mesmo resultado e teria muito mais ramificação… explico:
    Não só o cigarro, outros vícios como Alcool, Drogas e até vícios mais leves considerados “normais” (comer compulsivamente por exemplo), estão diretamente ligados a um Estado Psicologico ou a uma Emoção ou mais (ansiedade, angustia, alegria, depressão, etc).
    Logo, esta pesquisa focou somente o cigarro, presumo que estas pessoas pesquisadas, mudaram seus “Estados Emocionais” e com isso, deixaram o vício. Se fossem mais a fundo, perceberiam que isso (mudança de estado emocional) não só dá sustentação para deixar o cigarro e sim, qualquer outro vício.
    Então, não foi o simples ato de deixar de fumar que tornaram essas pessoas mais felizes e sim, elas se tornaram mais felizes por si (mudaram seus estados emocioais) e com isso, não precisaram mais do cigarro (que é considerado como também outros vícios, como “muleta” emocional).

    • Ezio José:

      Sinceramente. Seu comentário é digno de elogios por mostrar a realidade e as controvérsias que a sociedade julgadora comete me virtude das ondas de momentos.
      Parabéns.

  • Raphael:

    Sei lá, eu me sinto mais feliz fumando. Ajuda a sufocar os desgostos da vida.

    Isso que cigarro mata é besteira, tive um avô que viveu até os 114 anos e fumava todos os dias…

    • Ezio José:

      Minha mãe não fumava e nem bebia alcóolicos e viveu menos de setenta depois de sofrer por 13 anos deitada num leito com tudo que é doenças (PA, diabete, coração, AVCs e etc). Meu pai bebeu e fumou até os 30 anos e viveu só 73 anos vindo falecer por um câncer no pâncrea em virtude de uma lesão que sofrera há 40 anos.
      Conhecí uma moradora de rua(por opção) em Curitiba que tem mais de oitenta anos. Ela fuma e bebe desde os 13 anos e tem uma saúde invejável além da lucidez.
      Tudo é relativo e acredito que devemos fazer aquilo que nos tráz prazer e emoções. Ninguém sabe quanto tempo durará nossa estada nesta vida, portanto, devemos vivê-la com intensidade.
      Gosto e ânus, cada um tem o seu.

  • waldir:

    eu gostaria de para de fumar voce leitor cual a dica q voces letor pode me diser como faser ;cem que eu fico ancioso e nervoso um abraço a todos

    • Ezio José:

      Leia como é que está escrito na embalagem do cigarro.

    • gloria:

      Comece a perguntar sinceramente as pessoas de seu convivio qual seu cheiro , o cheiro de seu hálito,seja sincero c\ a pessoa q vc ama ,se ponha no lugar dela e veja se te é aguadavel teu bafo de manhã ao acordar, como beijar uma boca q cheira a esgoto? Me desculpe a sinceridade, mas fumante fede, é desagradável quando ele abre a boca p\ conversar, preste atenção como as pessoas reagem a seu redor. Vc não sente o mal cheiro porque ele está dentro de vc, e seus amigos tem vergonha de falar ,mas é terrível pode crer!

    • Ezio Jose:

      Tem muita gente que não fuma, não bebe e tem um carniça podre dentro da boca apesar de ter todos os dentes saudáveis.
      Pior de tudo que mal hálito e suvaqueira os donos não sentem. Sentam em cima do prórprio rabo e ficam falando dos rabos dos outros.
      Quando alguém tem mal hálito ou desconfia que tem e faz a pergunta para seu próximo dificilmente tem uma resposta real. As pessoas tem reservas em responder a não ser quando o cheiro é de cigarro. Daí falam: “Cê tá fedendo só cigarro!”

  • Samoel Bianeck:

    Existem fumantes e fumantes.
    Conheço fumante de 10 cigarros por dia.
    Conheço fumante de 3 maços por dia.
    A diferença do veneno que mata é a quantidade.

    • Daniel Iserhard:

      Isso é muito verdade. O problema do cigarro é o vício, o que faz com q pessoas fumem muito. As que não tem a necessidade de fumar muito, e fumam socialmente, (sim, isso é mais comum do que se imagina), certamente não terão problemas relacionados ao cigarro.

      Assim como álcool, quando torna-se um vício, MATA.

      Acredito que o segredo da felicidade está na moderação e não na privação nem no exagero

  • lelo:

    Sou fumante, alguns anos atraz parei de fumar , mas consegui só por meio ano e depois voltei ao vicio.
    Mas afirmo que aquele meio ano foi um dos melhores periodos da minha vida.
    Estou na briga para largar o vicio de vez.
    A pior parte do fumo não é o vicio quimico, mas sim o psicologico, meio ano sem fumar e eu ainda levava a mão ao bolso involuntariamente.

    • Ezio José:

      A pior decisão que se toma é parar com um vício quando não tem certeza de que se cumprirá. A volta sempre vem em dobro.
      Outra; se teve insucesso numa primeira, com certeza terá na segunda. Não é em nada diferente da separação matrimonial quando torna-se sem-vergonha. Casa, separa; casa, separa…

Deixe seu comentário!