Fidelidade a marcas está diminuindo entre consumidores
Uma nova pesquisa indica que a fidelidade à marca está em declínio: agora, os consumidores substituem a preferência por marcas favoritas à preferência por um preço mais baixo.
O cientista da computação Rajeev Sharma e seus colegas começaram uma empresa chamada VideoMining que cria softwares para analisar os tipos de tendências de compras. Eles usam o software para montar uma visão de como as pessoas compram e o que compram.
Os dados revelam vários fatos sobre os hábitos de compras das pessoas: compradores preferem corredores mais largos quando compram; as mulheres levam muito mais tempo para fazer compras do que os homens; e, exceto em algumas marcas testadas, a fidelidade à marca nem sempre é forte.
“O que estamos descobrindo é que as pessoas vão à loja e decidem o que querem ali”, diz Sharma. “Você pode ver as pessoas chegando, caminhando entre as marcas e escolhendo o produto com base no preço”, completa.
As multidões de produtos disponíveis para compra em qualquer loja disputam constantemente a atenção de um cliente. Estudar como os consumidores escolhem entre conveniência, boas ofertas e bons serviços pode ajudar os donos de lojas e marcas a descobrir a melhor maneira de conquistar clientes.
O software da empresa VideoMining acompanha anonimamente os padrões de tráfego de uma loja, mostrando quais áreas da loja obtém o máximo de atenção dos compradores. Também pode mostrar quanto tempo um cliente leva para decidir entre duas marcas concorrentes de um produto; este é o chamado “momento da verdade”, e pode ser afetado por tudo, desde preço a estresse pessoal.
“Basicamente, o que fazemos é acompanhar os clientes conforme eles se movem ao redor da loja e criar dados que nos ajudam a entender como os consumidores estão comprando”, explica Sharma. “Ao oferecer os dados, os varejistas e os fabricantes podem personalizar lojas, prateleiras e produtos para atender o interesse dos compradores”, finaliza.[LiveScience]
3 comentários
Concordo totalmente com o joao.f
Eu só trocaria as marcas (cuja qualidade já comprovei) por outras mais baratas se tiverem a mesma ou melhor qualidade.
Há de se levar em conta que EUA e parte da Europa passam por crise econômica e essa pesquisa deve ter sido feita num dos países afetados.
Se bem que esse comportamento também pode existir em países emergentes. Pessoas com poder aquisitivo melhorado, porém acostumadas a comprar pelo preço, hoje compram em maior quantidade mas continuam fazendo suas escolhas pelo menor preço.
Mas onde foi feita essa pesquisa? Quantos locais (ou consumidores) foram pesquisados? Em quais datas?
Tudo depende muito da economia do país em que se faz o levantamento. Se ela está em crescimento, o normal é que a fidelidade pelas marcas aumente, se está em crise ou enfrentou problemas recentes, a tendência é de que as pessoas queiram economizar e escolham produtos mais baratos.
AváÉmemo?