Estudo confirma: Filhos caçulas realmente são mais rebeldes

Por , em 3.05.2009

Cientistas descobriram que os filhos mais velhos são mais propensos ao conformismo, enquanto os filhos caçulas têm tendências a personalidades mais independentes, confirmando o que gerações passadas suspeitavam.

O estudo, publicado na revista científica Child Development, demonstra que a ordem de nascimento tem um papel crucial no desenvolvimento da personalidade de uma criança.

Baseado nos perfis de personalidade de mais de 360 criancas, ele também mostra que meninos passam a infância com perfis semelhantes aos das meninas, mas se tornam mais frios e menos sensíveis na adolescência.

Pesquisadores, nas universidades de Pensilvânia, Havaí e Purdue, entrevistaram 364 crianças com idades entre 7 e 19 anos, e seus pais. Também coletaram amostras de saliva para medir níveis de testosterona e pediram às crianças para manter um diário de suas atividades fora da escola.

Um porta-voz dos pesquisadores disse ao Daily Mail: “Os caçulas mostraram mais características como independência e rebeldia durante a adolescência, enquanto os primogênitos não mudaram de personalidade com o tempo”.

Meninas que passam mais tempo com outras meninas desenvolvem características mais femininas, enquanto os garotos se tornam mais masculinos se brincam com outros meninos. Entretanto, tanto meninos quanto meninas se beneficiam de ter amigas meninas, se tornando mais independentes brincando com elas.

O estudo também mostrou que crianças com maiores taxas de aumento de testosterona no começo da adolescência não foram tão afetados por influências sociais na formação da sua personalidade. [Telegraph]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 4,00 de 5)

1 comentário

  • ana lucia santos:

    eu sei o que e isso pois tenho 2 filhas e a caçula e tem gênio e indenpede

Deixe seu comentário!