Neil deGrasse Tyson aconselha garotinha a ser uma pequena rebelde em nome da ciência

Por , em 18.11.2014

Nós todos sabemos que Neil deGrasse Tyson, o apresentador do novo “Cosmos: Uma Odisseia do Espaço-Tempo” – reedição do original “Cosmos”, liderado por Carl Sagan -, é fenomenalmente incrível. Porém, se você soubesse que ele disse a uma menina de seis anos de idade que batesse panelas e frigideiras e pulasse em poças de água, mesmo que seus pais desaprovassem, você ainda acharia que ele está dando bons conselhos? É, nós também, até vermos a explicação encantadora para tudo isso.

No último dia 13 de novembro, Tyson estava dando uma palestra na Faculdade da Santa Cruz em Worchester, Massachusetts, nos Estados Unidos, quando foi colocada a questão: “Como alunos das primeiras séries do ensino fundamental podem ajudar a Terra?”.

O vídeo acima está em inglês e esbanja fofura. Abaixo, nós traduzimos a reposta do astrofísico e sua interação com a garotinha:

“Tyson: Sabe o que eu acho? Ok, então quando eu estava na primeira série eu era curioso sobre um monte de coisas. Então, aqui está o que eu quero que você faça: quando você for para casa e começar fuçar pela cozinha – você já fez isso? Já abriu os armários, tirou as panelas e frigideiras e começou a bater neles? É legal? Isso é divertido, certo? Sim? Seus pais te fazem parar? Sim?

Diga-lhes para não te parar. Você está só sendo criança. E você gosta de explorar as coisas e seus pais não gostam disso porque suja as panelas, porque é barulhento, mas para você é divertido e tudo são testes. Você está, na verdade, fazendo experimentos: como a colher de pau soa quando batida contra a panela de alumínio, ou como soa a concha de metal contra a panela de aço… Todos eles fazem sons diferentes e é divertido, certo?

Ok, então, se está chovendo lá fora e há uma grande poça, o que você quer fazer com a poça?

Menina: Pular nela.

Tyson: Você quer pular nela… e seus pais deixam você pular nela?

Menina: S… não.

Tyson: Bem, diga a seus pais que o doutor Neil deGrasse Tyson disse que você deve pular na poça.

[Neste ponto, Tyson deita no chão e rola como se estivesse brincando na poça]

Porque quando você pula em uma grande poça de lama – em primeiro lugar, é divertido né? É muto divertido e você está fazendo uma cratera. Então, essas são experiências. Basta dizer a seus pais que você está fazendo experimentos e quer se tornar uma cientista. Eles não vão te impedir de fazer o que quiser.”

O que ele quer dizer com isso é para pararmos de colocar limites na criatividade das nossas crianças apenas porque nos é inconveniente – porque vamos ter que limpar suas roupas ou lavar as colheres que ficaram batendo no chão. Pensar fora da caixa é o que move as grandes descobertas, então não vamos limitar nossos pequenos cientistas e artistas.

Preparados para rolar na lama com seus filhos? [io9]