Finalmente descobrimos como as zebras ganharam suas listras: estudo

Por , em 2.04.2014

Por que as zebras têm listras pretas e brancas? Por incrível que pareça, os cientistas não sabiam – até agora.

Diversas hipóteses haviam sido formuladas para tentar responder essa questão intrigante: que as listras eram uma forma de camuflagem; que confundiam predadores; que eram um mecanismo de gerenciamento de calor; que tinham uma função social; e que serviam para evitar ataques ectoparasitas, como de moscas que picam.

Agora, cientistas da Universidade da Califórnia em Davis (EUA) confirmaram que a razão pela qual as listras das zebras evoluíram foi para evitar picadas de moscas, incluindo mutucas e moscas tsé-tsé.

Outros trabalhos já haviam mostrado que tais moscas tendem a evitar superfícies listradas.

Para testar sua teoria, os pesquisadores mapearam as distribuições geográficas das sete espécies diferentes de zebras, cavalos e jumentos e suas subespécies, observando a espessura, locais e intensidade de suas listras em várias partes de seus corpos.

O próximo passo foi comparar as áreas geográficas destes animais com diferentes variáveis, incluindo áreas de floresta, gama de grandes predadores, temperatura e distribuição geográfica das moscas.

Depois de analisar as diferentes hipóteses, os cientistas descartaram todas menos uma: evitar moscas sugadoras de sangue. Esse era o motivo que levou a zebra a ter sua aparência atual.

Mas essa resposta levou a outra pergunta: por que as zebras evoluíram listras para evitar as picadas, e outros mamíferos não?
O estudo constatou que, ao contrário de outros mamíferos com cascos africanos que vivem nas mesmas áreas que as zebras, o pelo do animal listrado é mais curto do que o comprimento das “bocas” das moscas, por isso ele pode ser particularmente suscetível à irritação por picadas.

O próximo passo da pesquisa é resolver mais um enigma: por que moscas que picam evitam superfícies listradas? [ScienceDaily]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 5,00 de 5)

9 comentários

  • Jeferson Raapack:

    Claro… e os outros animais, sem listras, se explodiram.
    Só as zebras evoluíram?
    Espero que a pesquisa tenha sido feita de graça; não acredito que alguém financiaria uma pesquisa para chegar numa razão tão tosca.

    • Marcelo Ribeiro:

      Tudo bem se um cientista com conhecimento na área critica o trabalho de outro. Mas um leigo fazer isto se achando o máximo é falta de bom senso. Quem pretende criticar ao menos deve aprender um pouco sobre o assunto e desligar o chutômetro para não fazer feio.

    • Cesar Grossmann:

      Jeferson, outros animais tem pelo mais comprido, que os protege contra as moscas. Encontrar a razão pela qual as zebras tem listras é importante também, afinal de contas, somos seres humanos e temos esta necessidade de compreender o mundo que nos cerca, não temos?

      As zebras que tinham manchas mais contratantes foram selecionadas pela mosca, e hoje a zebra é um animal listrado. A propósito, a zebra é um animal branco com listras pretas ou preto com listras brancas?

    • Sergio Loback:

      As Zebras são brancas com listras negras. Voltando ao assunto é sempre interessante saber por que certas coisas na natureza são o que são, pois sempre achamos um utilizada para isso.

  • Gustavo Ats:

    Eu jurava que elas tomavam sol atrás das grades, por isso umas partes do corpo queimavam e outras não :v

  • Mário Abreu:

    Não sou Phd em Biologia, mas ainda no ginásio (atual ensino médio) aprendi que a teoria de Lamarck, apesar de interessante é incorreta. Os animais não evoluem “pra evitar picadas”, pra alcançar folhas das árvores mais altas (girafas), ou ganharam orelhas grandes (coelhos) para ouvir melhor a aproximação de predadores… A teoria de Darwin diz que os animais com melhores características transmitem estas características aos descendentes, ou seja, a seleção natural…

    • Marcelo Ribeiro:

      Não deixe a maneira de frasear te enganar. Se está aqui, se é evolução, é com base na boa e velha seleção natural. Leia “evoluiram para”, por “foram naturalmente selecionadas para”. Tudo está relacionado ao contexto e o contexto é dos princípios básicos da biologia descobertos por Darwin. Quem não os conhece vai entender errado não importanto como esteja escrito. Só vai entender torto quem não faz idéia de como é o mecanismo da evolução. O link que sugeri esclarece facilmente.

  • Junior Castro:

    “O próximo passo da pesquisa é resolver mais um enigma: por que moscas que picam evitam superfícies listradas?”
    haha, e isso dá origem a um infinito ciclo de perguntas e respostas.
    aliás, quando eu for para a África vou me pintar de preto e branco

    • Diego Oliveira:

      Também ri desse final. Parecia que estava lendo Guia do Mochileiro das galáxias.

Deixe seu comentário!