Finlândia pretende construir a primeira estrada ecológica do mundo

Por , em 23.08.2010

A luta para salvar o meio-ambiente inclui o conceito de “carro ecológico”. Mas carros ecológicos precisam de estradas ecológicas, e, portanto, uma delas está sendo planejada na Finlândia.

Trata-se de um trecho de cerca de 130 quilômetros de asfalto com estações de carga elétrica e bombas de biocombustível produzido localmente. Tudo isso para estimular a adoção de tecnologias automobilísticas menos poluentes.

O projeto vai além da própria rodovia: o plano finlandês prevê o aumento da produção de etanol local a partir de resíduos e outros recursos, assim como infra-estrutura ao longo do caminho.

Outra ideia é instalar bombas de calor geotérmicas na estrada, que forneçam informações aos carros de seus níveis de emissões, e instalar sistemas de iluminação inteligentes que ajustem os níveis de iluminação dependendo do tempo e outros fatores.

Porém, por enquanto tudo não passa de um plano. Ainda assim, municípios do país estão liderando estudos e outros esforços para determinar a sua viabilidade. Se o projeto seguir como o esperado, pode-se começar a construí-lo no segundo semestre do ano que vem e terminar a construção até 2016 a um custo de cerca de um bilhão e quinhentos milhões de reais.

A Finlândia espera receber apoio financeiro da União Européia, dessa forma outras tecnologias como iluminação auto-suficiente de energia solar na estrada poderiam ser viáveis. Estas tecnologias nem sequer foram aperfeiçoadas ainda, mas com um projeto para trabalhar ao longo dos próximos seis anos, pesquisadores e o setor privado podem ser capazes de realizar melhoras e tornar todo o projeto um sonho possível. [POPSCI]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

4 comentários

  • Jorge Alberto Silva:

    Desejo bastante sucesso nesta estrada de iniciativa ecológica de Missao Tanizaki e todos os seus colaborares.Sou também,um adepto de que todos juntos, em qualquer objetivo,deixamos de ser-mos,meros sonhadores para tornar-mos-nos AGENTES REALIZADORES. Parabéns e contem comigo.

  • Rosângela:

    WOW! Desejo sucesso aos pesquisadores e que a Finlândia receba o apoio financeiro da União Européia. Que o sonho se torne realidade.

  • Jorge Alberto Silva:

    O caminho para a conscientização de que devemos prolongar a vida do planeta e, consequentemente dos seres,ditos,humanos, é muito longo,e infinita vezes multiplicados pelos iniciais 130 Kms desta idéia finlandesa. Mas é o primeiro passo dado.Parabéns pelo projeto bem intencionado e, espero em Deus e nos humanos,sejam bem direcionados.

  • ira:

    UM BOM OU ÓTIMO PAÍS PARA SERVIR DE LIÇÃO AO BRASIL

Deixe seu comentário!