Foguete Antares explode espetacularmente no lançamento

Por , em 29.10.2014

Na frente de todo mundo, nesta terça-feira, a NASA proporcionou um espetáculo de fogos de artifício não planejado, quando o foguete Antares elevou-se alguns metros sobre a plataforma e, inexplicavelmente, falhou e caiu.

A explosão do foguete de 41,9 metros de altura, que pode ser conferida em vídeo abaixo, consumiu todo o combustível e destruiu completamente sua carga, que incluía um satélite e uma missão CubeSat chamada RACE, além de experimentos científicos e carga para a Estação Espacial Internacional (EEI).

Por enquanto, a NASA ainda não descobriu a razão do mau funcionamento do foguete, mas já adiantou que não houve perda de vidas humanas, apenas destruição da plataforma de lançamento, do foguete e da carga.

Parte das suspeitas recai sobre os motores russos Aerojet AJ26, que originalmente foram projetados para o N-1, o foguete que os soviéticos usariam para chegar à lua na década de 1960, e que foram reciclados para uso nas missões Antares.

Motor de foguete Aerojet AJ26

Motor de foguete Aerojet AJ26

Antares

O foguete Antares é novo no cenário de lançamentos. Ele foi concebido para transportar até 6,12 toneladas de carga à órbita baixa da Terra (entre 160 km e 2.000 km de altitude).

Seu desenvolvimento teve um custo estimado em US$ 472 milhões (mais de R$ 800 mi), e este é seu quinto lançamento – e primeira falha. A primeira missão do Antares aconteceu em 21 de abril de 2013, e seu propósito é de missões não tripuladas para reabastecimento da EEI.

O vice-presidente da Orbital Sciences, Frank Culbertson, afirmou: “Já vimos isto acontecer antes neste ramo de negócios, e todos vimos que as equipes se recuperaram, e nós faremos o mesmo”.

NASA

A NASA fez uma declaração sobre o lançamento afirmando que a equipe que está na EEI não corre o risco de passar fome ou ficar sem outros recursos essenciais antes do próximo lançamento.

“[A empresa] Orbital demonstrou capacidades extraordinárias em suas duas primeiras missões à estação este ano, e sabemos que eles podem replicar estes sucessos. O lançamento de foguetes é uma atividade incrivelmente difícil, e aprendemos a cada sucesso ou falha. A tentativa de lançamento de hoje não deve nos deter em nossa tarefa de expandir nossa capacidade já exitosa de lançar carga das praias americanas à Estação Espacial Internacional”, disseram em comunicado.

A próxima missão Antares está planejada para 2015. Depois deste acidente, é de se esperar algum atraso. A missão seguinte de reabastecimento para a EEI foi feita menos de 24 horas depois da missão Antares – a missão Progress M-25M, que partiu sem problemas. [BBC, NationalGeoGraphic, Nasa]

Vídeos da explosão

Lançamento da Progress, menos de 24 horas depois da explosão do Antares

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 4,50 de 5)

Deixe seu comentário!