Vídeo: confira o impressionante foguete Grasshopper em ação

Por , em 20.08.2013

O incrível foguete Grasshopper v1.0, da empresa Space X (a mesma que quer construir um meio de transporte revolucionário na Califórnia), impressiona com seus voos na fase de testes.

Os experimentos anteriores já haviam demonstrado a capacidade do veículo espacial de 32 metros de altura de ser lançado a centenas de metros em linha reta no ar, e depois retornar normalmente à Terra, do jeito que saiu. O lançamento desta terça-feira (13), porém, provou que o foguete é capaz de manobras muito mais vigorosas.

“Mais recente voo de teste do foguete: desvio lateral firme, estabilização e sustentação no ar, descida rápida de volta ao bloco”, tuitou o CEO da Space X, Elon Musk, em uma descrição curta e direta do último lançamento. De acordo com a empresa, o teste teve como objetivo “demonstrar a capacidade do veículo de executar manobras de direção mais agressivas do que tinha sido tentado em voos anteriores”. Demonstração bem sucedida.

ku-bigpic

O Grasshopper é um demonstrador de tecnologia experimental, e um foguete de lançamento reutilizável (VLR) de decolagem vertical e pouso vertical (DVPV). Construído para apoiar o desenvolvimento e o teste de um subconjunto de tecnologias necessárias para o sistema de lançamento de foguetes reutilizáveis, o Grasshopper foi anunciado em 2011 e começou a realizar testes de baixa altitude e baixa velocidade em 2012. Um segundo veículo de teste Grasshopper, maior e mais capaz, está sendo construído e será usado para testes em grandes altitudes e velocidades supersônicas.

O Grasshopper v1.0 começou seus testes em setembro de 2012, com um breve voo de três segundos no local de teste da empresa, no estado do Texas, seguido por uma segunda tentativa, em novembro de 2012, que desta vez durou 8 segundos e elevou o foguete a 5,40 metros. No mês seguinte, um terceiro voo teve 29 segundos de duração, no qual o veículo foi capaz de pairar no ar – além de atingir uma altitude de 40 metros, antes de realizar uma aterrissagem vertical bem sucedida. [io9]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)

2 comentários

  • Andre Luis:

    Que louco!!!! Nunca imaginei que veria um foguete realizando tal proeza!!! ……..Tecnologia!!!!!!!!

  • Cesar Grossmann:

    Agora são quatro as coisas que param no ar: helicóptero, beija-flor, Dadá Maravilha e o foguete Grasshoper…

Deixe seu comentário!