Força misteriosa está trazendo uma sonda de volta ao Sistema Solar

Por , em 21.09.2010

Você lembra da Pioneer 10? Ela é uma sonda espacial que deixou o Sistema Solar em 1983. Pois bem, cientistas perceberam que a sonda está sendo empurrada de volta para o nosso sistema, por alguma força misteriosa.

Inicialmente, os astrônomos pensaram que a sonda estava voltando por causa do impulso que uma sobra de gás nos motores da Pioneer que estivesse escapando causaria. Mas a força é praticamente constante. Outras possibilidades como radiação solar e gravidade também foram descartadas.

A força misteriosa é 10 milhões de vezes mais fraca do que a gravidade e os cientistas estão acreditando que possa se tratar de uma “nova força da natureza”, desconhecida até então.

A velocidade da sonda, que é, atualmente, 43 mil quilômetros por hora e parece estar diminuindo 9 quilômetros por hora, mas a cada século.

A Pioneer está fazendo os cientistas questionarem o conhecimento que temos sobre a gravidade e o universo. [Gizmodo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (11 votos, média: 5,00 de 5)

63 comentários

  • falcao62:

    “Deixou o sistema solar em 1983.” Então tá. Deixou as fronteiras, que é longe a dar com pau, e 34 anos depois continua opeacional e emitindo

    • Cesar Grossmann:

      É o poder das pilhas atômicas, e da rede de antenas e radiotelescópios que tem no planeta.

  • Edson Fernandes:

    Pensei que so havia as gêmeas Voyager 1 e 2 indo em direção ao infinito!!!

  • Felipeh Andrade:

    capaz…essa teoria dos físicos e astrônomos estão toltalmente erradas,,,,é logico ke isso é coisa de deus

    • Márcio Alves de Lima:

      Só mesmo um fanático religioso como você pra dar uma resposta dessas…

  • Elton Wagner:

    Krakas malandro a pionner ta no espaço??? pensei que era somente a melhora marca aposentada de toca cd’s…

  • Cesar:

    A assim chamada “Anomalia Pioneer” foi finalmente explicada. Em um trabalho publicado recentemente em um jornal científico, o “Physical Review Letters”, a anomalia que tem confundido os físicos por mais de 20 anos foi finalmente resolvida.

    A pequena desaceleração experimentada pela Pioneer, pelo trabalho publicado, é explicada perfeitamente por processos termais – as sondas liberam calor mas de forma assimétrica, o que resultou na desaceleração minúscula, mas mensurável. Mas primeiro os dados de leitura de telemetria e medições Dopler das Pioneer teve de ser convertido de fitas magnéticas para um formato mais moderno, o que só foi possível com o auxílio da “Planetary Society”.

    Trabalho científico:
    http://arxiv.org/pdf/1204.2507v1.pdf

    Anúncio e explicação (com direito a um esquema do interior da Pioneer).
    http://planetary.org/blog/article/00003459/

    • Tibulace:

      Por favor, César, esclareça isso para mim! Pelo que sei, uma sonda dessas possui um gerador termonuclear a plutônio, para produzir energia elétrica para os instrumentos a bordo.Só não entendi, COMO a Pioneer poderia ser freada, mesmo que de forma quase imperceptível, por estar liberando calor.Como isso ocorre?

    • Jacson Amaral:

      também fiquei intrigado.

    • Cesar Grossmann:

      Desculpa a demora a responder.

      Qualquer corpo aquecido a temperaturas superiores ao zero absoluto emite radiação. Esta radiação, ao deixar o corpo, carrega consigo momento. Mas o momento de um sistema tem que permanecer constante, pelo que a gente sabe. Se o corpo está com o equilíbrio térmico, toda a sua superfície está à mesma temperatura, e perdendo fótons na mesma razão, e o momento se equilibra. Mas se um dos lados está mais aquecido que o outro, há um desequilíbrio, e o corpo será empurrado na direção contrária do lado mais aquecido.

      É o que acontece com as Pioneer. Como a fonte de energia e os circuitos aquecidos encontram-se todos “à frente” das sondas, a pressão de fótons, o mesmo efeito que acelera uma vela solar, é maior ali, em sentido contrário ao movimento, desacelerando as sondas.

      Esta era uma das hipótess para explicar a desaceleração excessiva (parte dela era esperada, afinal de contas, as sondas continuam sendo atraídas pelo Sol), mas para chegar à conclusão que bastava este efeito para explicar a desaceleração, foi preciso analisar muita informação.

  • Chorissudo:

    Vai ver os Ets acharam que era lixo…e estão mandando de volta para reciclagem kkkkkkkkkkkk

  • evandro:

    ou sera que o sistema solar nao e un tipo de espelho que parece ser grande mais nao e ao grande assim

  • icaro:

    eu acho muito perigoso para a humanidade, por que os Aliens deram uma ré na sonda, pra eles seguir e tomar de assalto a nossa água.

  • L Continuum:

    São aliens. Devem ter lido a placa que colocaram na sonda, então resolveram redesenhar a placa e mandar de volta para nosso Planeta.

  • Carlos dos Anjos:

    Gostaria de receber mais informações a respeito desta sonda e desta misteriosa força.

  • Nine.:

    Como alguns já disseram, queria viver para sempre. XD Por que essa sonda vai demorar pra chegar, e provavelmente NÓS não poderemos ver o que ela trás, só a geração futura. A não ser que essa força misteriosa aumente, e aumente muito, fazendo com que a Pioneer chegue aqui muito antes do que nós imaginamos.

  • lucas:

    acabo a gasolina e ela ta voltando pra reabastecer, :):).

  • SANDRO KOMAUER:

    Este fato, me faz lembrar de Jornada nas Estrelas. Quando a nave que estava retornando para destruir o criador era a Vyger, ou seja, Voyager.

    • NEY GLAUBER:

      INFORMAÇÃO ERRADA – Nenhuma Sonda ou outro objeto construído pelo homem deixou o sistema solar. Estamos aguardando que as sondas Voyager, lançadas em 1977 e responsáveis por colher alguns dos dados mais extraordinários da história da Nasa, conquistem essa façanha.

      Elas agora estão a mais de 14 bilhões de quilômetros da Terra, aproximando-se do limite do Sistema Solar.

      A missão inicial das sondas era pesquisar os planetas Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Depois de completada em 1989, as sondas foram direcionadas rumo ao centro da Via Láctea.

    • NEY GLAUBER:

      RETIFICAÇÃO: EM FUNCIONAMENTO.

      Nenhuma Sonda ou outro objeto construído pelo homem deixou o sistema solar E CONTINUA EM FUNCIONAMENTO.

      A PIONNER 10 ESTÁ DESATIVADA.

      OUTRO DETALHE: ELA NÃO ESTÁ VOLTANDO PARA O SISTEMA SOLAR, ELA SÓ ESTÁ DESACELERANDO (E ISSO AINDA PODE SER UM EFEITO TEMPO-ESPAÇO – TEORIA DA RELATIVIDADE)

  • Aloisio:

    Vejo pouca divulgação deste fato
    Está me cheirando a fraude – informação falsa.

  • Cesar:

    Repetindo para os desatentos, a força é 10 milhões de vezes mais fraca que a gravidade. O artigo tem um erro de tradução.

    • Senhor Spock:

      Seria interessante a opinião da NASA a respeito e publicada! Mas os anti-Nasa já estariam esperando por isso para tecer suas elocubrações!

  • @95Matheus, siga-me!:

    ou será que o sistema solar é que está se aproximando da sonda?

  • Maurício:

    A notícia original é de 2002 e diz que a sonda está desacelerando, mais ainda se afastando.
    Alguém tem notícias mais frescas sobre isto?

  • Jacqueline:

    Parabenizo Antônio Carlos, que comentou no dia 24/09/2010.
    Sua colocação foi de muita inteligência e é essa a forma de sabermos mais sobre o universo.
    Estamos sendo analizados,e a preocupação de outros seres é de grande importância para todos.
    A vaidade,o orgulho terão que ser deixados para traz e os dirigentes daqui,terão que focar nos problemas sérios que vírá pela frente.

  • sergio:

    Esta de dar a localiacao da terra e furada… vai que exista os seres tipo expectro ( da serie stargate ) ai estaremos todos condenados !!!

  • Jorginho:

    …”A força misteriosa é 10 milhões de vez mais forte do que a gravidade”…

    Quem sabe seja um sinal de que pouco se sabe sobre nossas fronteiras espaciais.

    Também não duvido que exista outros povos nesse imenso Universo…
    O fato é que nada nos garante que são do cachimbo da paz.

    Quantos sistemas Solares existem no Universo semelhante ao nosso?
    Certamente muitos!
    Estaria ela(sonda)voltando pelo mesmo”caminho”?…

    Imaginando que ela esteja trazendo algo que corresponda um contato; então por que eles não usaram ondas de rádio?

    Nesse caso, também pode ser uma retroação gravitacional, apesar de que também fica à dúvida de sua desaceleração *(”parece estar diminuindo 9 quilômetros por hora, mas a cada século”).
    Que venha! Que possamos entender que estamos apenas engatinhando ou mesmo abrindo os olhos ao amanhecer.

    Acredito que todo sistema obedecem a uma regência mestre…
    Talvez essa força seja mais uma incógnita para ciência explicar!
    Que o HS venha nos trazer maiores informações.

  • Guerino Longhin:

    O universo acabou, a sonda bateu em uma parede invisível igual nos games e voltou, só isso parem de pensar muito.

  • Pablo:

    uma forma de alcançarmos outros planetas fora do nosso sitema solar é a propulção gravitacional essa tecnologia que está em desenvolvimento proporcinará que naves viagem mais rápido do que a luza sem nem mesmo sairem do lugar, pois quando a nave estiver viajando não será ela que estará se movendo mais sim o espaço a sua volta. A gravidade é uma força que tem a capacidade de curvar o tempo e o espaço.

  • Pablo:

    A idéia de mandar nossa localização no espaço não me parece boa porque das milhões de raças que devem existir pelas galaxias a fora com certeza algumas são colonizadoras (predatórias) a ansiedade de constatar que não estamos sozinhos não deve negligenciar a segurança de bilhões de vidas expondo nossa localização.

  • Luiz Gerônimo:

    Tudo será permitido á humanidade conhecer no seu devido tempo. Está na biblia. “Dominaras sobre todas as coisas.”, portanto será com a permissão de Deus, – contrariando os fanáticos religiosos – ainda que tenhamos alguns percalços, como esse e outros que já tivemos – mesmo levando muito tempo.
    Com relação a esta nave especificamente, descarto os alienigenas, mas acredito nas possibilidades de uma força natural ainda desconhecida, ou simplismente que a velocidade necessaria para escapar da atração do sistema solar – daquele lado do espaço – não tenha sido alcançada e isso pode estar aliado à algum pequeno problema de navegação ainda não detectado, trazendo-a de volta.
    Prefiro pensar como o Spock. Friamente. Com lógica, sem deixar de acreditar na existencia de Deus, que nesse caso estaria apenas promovendo um pequeno adiamento dos nossos propositos.

  • Aliedson:

    Nao sou fanatico por religiao, se quer tenho uma religiao especifica, no entanto, sou muito temente a Deus, e acredito que tudo que vemos e de fato obra de um criador, como os homens sao capazes de criar obras e objetos fantasticos, por que nao poderiamos acreditar que tudo que vemos foi obra de uma grande criaçao.
    Essa pode ser obra do criador, que claro nao é para descobrirmos o que ela é, e ainda quem sabe, nao é uma prova de que o universo e apenas algo finito, grande para nós, mas apenas algo pequeno para uma força muito maior do que podemos imaginar.

  • Regis:

    Tem um detalhe sobre essa sonda em específico. Ela foi enviada com uma placa contendo informações do sistema do solar, localização do planeta terra e outra informações, para possíveis outras civilizações:

    Essa de alumínio dourado que segue a bordo da Pioneer 10. A placa foi concebida com a ajuda de Carl Sagan.

    http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=166

    Será que eles (os ets) leram e estão mandando a resposta de volta? uheuheuheuh

  • Eduardo:

    Por isso que quero poder viver para sempre! Aqui na terra mesmo. Assim poderei dedicar bastante tempo para aprender e estudar esse universo enorme de grande e infinito do ponto de vista pequeno do ser humano que sou! Digo isso porque viver só algumas décadas é muito pouco para saber tudo que gostaríamos, não acham? 🙂

  • Antonio Carlos:

    Somos Prisioneiro dos cósmos e da gravidade na terra, e muintas coisitas mais .O Cinturão de kuiper (fótons) pode-se até admitir, mesmo com todos os precalços conhecidos .Ultrapassar aquela região , entretanto, parece-nos algo irrealizavel. As naves lançadas da terra até hoje , com o rumo definido às estrelas não atravessaram o cinturão, devido a uma poderosa barreira magnética que obriga a retornar ,ou circular com os demais ástros que se acham no limite onde chega a influência do sol. Conclui-se que, nós e nossos engenhos , estamos confinados por essa barreira e, condenados a não sair da influencia do sol. A não ser que os dirigentes ditos do primeiro mundo,aqui na terra,deixem de lado a sua arrogânçia,e reconheçam sua incapacidade e busquem o apôio nos conhecimentos científicos e tecnológicos dos extraterrenos que já estão há muinto tempo à nos pesquisar aqui em nosso próprio Planeta terra , e não é necessário nossas sondas sair poraí procurando cabêlo em ôvo. opinião: talvez esta sonda pioner 10 esteja sendo devolvida p/ seu local de origem ,á terra, para evitar de poluir os cósmos, com suas propulsões atômica. abs…

  • Garcia:

    Em Star Trek I tinha V’Ger. Essa de volta seria a P’neer?

  • Pink:

    Das 4 sondas lá fora, voyagers e Pioneers, porque só a Pioneer 10 resolveu voltar?

    Estas sondas levam placas de ouro com mensagens em audio e graficas, para uma possível interceptação extraterrestre. O objetivo era que ets recebecem a mensagem e enviassem a sonda de volta para nós, quem sabe, com “bilhetes”.

    Se a sonda está voltando é sinal que metade da hipotese está se concretizando. Resta descobrir a origem da força de retorno.

  • André Luiz:

    Tem dúvidas quanto a esta notícia. A voyager 1 está bem mais distante, mesmo assim sua velocidade continua a mesma.

  • maciço:

    Vivemos numa redoma, isolados, para que nenhum pensamento escape desta dimensão e afete uma dimensão mais elevada.
    É esta dimensão mais elevada que impurra a sonda de volda. Ela se aproxima e logo estaremos migrando à tão esperada dimensão mais elevada.

  • Cleyton:

    Tão mandando ela (a sonda) de volta, devem ter deixado um bilhetinho nela.

  • Miguel Galli:

    Porquê evitar a percepção de que o próprio UNIVERSO possa ser consciente; a verdadeira expressão da palavra INTELIGÊNCIA ? Cada coisa em seu lugar, este objeto pertence à terra e pra terra esta voltando, simples assim…

  • Mass:

    A Gravidade não existe. É só uma questão de densidade de corpos. A luz repele o magnetismo. Todo corpo celeste tem algum magnetismo. Os planetas E o Sol giram em torno de um centro magnético que fica próximo do nosso sol. O que faz os planetas revolucionarem e girarem é o jogo entre duas forças, a repulsão da luz do sol, que os afasta, e a atração magnética que eles sofrem pelo sol. Entre duas forças pode haver equilibrio. Se só a força da gravidade agisse a Terra e outros planetas seriam atraidos pelo sol e o centro magnético ao seu lado. Newton estava errado. Refaçam as contas.

  • joao Paulo:

    _Exite tanta coisa que não se pode explicar, a pergunta que não calar é… o homem as encontrará? e todas, eu respondo pena que não pode.

  • Sandro – Brasil – SC:

    Então a sonda vai parar totalmente daqui a quase 478.000 anos….é muito tempo..

  • Rodrigo Losso:

    Foi traduzido errado… “Something barely perceptible that is tugging at the probe with about 10 million times weaker force than gravity”

  • grace romao:

    Eta extraterrestre danado de esperto!
    Viu sujeira perto de seu planeta e devolveu de volta pro bueiro.

  • Jose:

    Trazendo mensagem de volta…

  • eduardo:

    Alguem na NASA esbarrou no botão “Voltar Para a Terra”….. kkkkkkkkk…..
    Ou então são os ET’s chutando nosso lixo de volta…. kkkkk

  • Paulo Santos:

    Já falaram aqui, mas eu também acho que tem mão de ETs nesta história. Eles estão aí e a prova é que há cada vez mais avistamentos de OVNIs. Eles estão a preparar as pessoas para o primeiro contacto oficial. Não acreditam, então estejam mais atentos a tudo o que se passa…

  • Marte:

    E se essa força estivesse sendo produzida por inteligência extraterrestre?

  • Lucas:

    aposto q a sonda estava se aproximando de um planeta habitado por extraterrestres super inteligentes, q perceberam a sonda e a enviaram de volta antes q ela coletasse algum dado sobre o planeta deles…

  • Mário W.:

    Chute do chute do chute do…

    Atrito com matéria escura? =D

  • Alberto Carvalhal Campos:

    Esta força, no meu entender, é a gravidade do universo,ou seja: a matéria escura. Isto está melhor explicado no blog “olhando o universo”.

  • César:

    “Something barely perceptible that is tugging at the probe with about 10 million times weaker force than gravity. Potentially a “new force of nature” (their words, not mine).”

    Ou seja: “Alguma coisa que é mal apenas percebida está empurrando a sonda com uma força cerca de 10 milhões de vezes MAIS FRACA que a gravidade. Potencialmente uma “nova força da natureza” (palavras deles, não minhas).”

  • ira:

    Hummmmm,estão começando a aprender realmente,só começando.
    São tantas teorias lançadas pela ciencia acadêmica que,quando pensam coma razão ainda estão pensando como teorias.

    Quando a ciencia (cientistas)começarem a pensar e conhecer o significado da palavra TRANSCENDENTE,antes de pensar somente com o cérebro material,então e talvez então,esteja começando a engatinhar como uma criança para se tornar adulto futuro.

  • gênio Louco:

    É um pombo-correio esta voltando para seu sistema de origem com uma mensagem extraterrestre

  • geraldinho:

    É o meu raio-trator que construi outro dia, ta la no meu quintal.

  • Z3hr0_C00l:

    Força artificial! São os criadores não querendo que nós venhamos a descrobri-los

  • Mr.Bins:

    Caraca, isso me lembrou do filme Star trek, onde a sonda espacial V’Ger (voyager) retorna a Terra. http://www.imdb.com/title/tt0079945/

  • willian:

    Clinton abre cúpula filantrópica e alerta sobre catástrofes
    Reuters
    imprimir
    Por Michelle Nichols

    NOVA YORK (Reuters) – O ex-presidente norte-americano Bill Clinton abriu na terça-feira uma grande conferência filantrópica fazendo um apelo para que grandes empresas e ONGs promovam o crescimento econômico e se preparem para um número crescente de desastres naturais.

    Mais de 1.300 pessoas, incluindo chefes de Estado, como o presidente Barack Obama, e líderes empresariais, como Bill Gates, cofundador da Microsoft, além de ativistas humanitários e diversas celebridades, devem passar pela sexta conferência anual da Iniciativa Global Clinton.

    “Espero que, ao sairmos desta reunião, cada um de vocês tenha uma ideia mais clara sobre como podem usar melhor os seus recursos neste clima para promover mais crescimento econômico em todos os países aqui representados”, disse Clinton, que foi presidente de 1993 a 2001, ao abrir o evento de três dias.

    **PRESTEM ATENÇÃO NA FRASE ABAIXO:**

    Clinton também disse que é preciso melhorar as formas de reagir e minimizar desastres naturais e humanos. “Há toda razão para crer que a incidência de desastres naturais economicamente devastadores se acelerará no mundo todo com a mudança do clima”, afirmou ele.

    Para participar do evento é preciso fazer doações relacionadas a empoderamento econômico, educação, meio ambiente, energia e saúde. Clinton disse que, até o começo da reunião deste ano, foram feitas quase 300 promessas, num valor de 6 bilhões de dólares.

    “Se não desempenharmos um papel significativo na criação de comunidades sustentáveis onde sirvamos nossos consumidores, então jamais teremos um negócio sustentável”, disse Muhtar Kent, executivo-chefe da The Coca-Cola Company.

    Ele prometeu usar a empresa para fortalecer 5 milhões de mulheres empreendedoras até 2020. Na África, a empresa já usa uma rede independente de pequenas empreendedoras, que usam bicicletas e carrinhos de empurrar para distribuir produtos. Kent sugeriu que o sistema poderia ser ampliado para Ásia e América do Sul.

    Pela primeira vez, Clinton colocou o fortalecimento das iniciativas femininas como uma área específica de ação do evento.

    “Ainda há muitos lugares no mundo onde as mulheres continuam sendo parte humana, parte propriedade, e onde os homens definem seu significado na vida em parte por seu mérito instintivo e, em parte, por sua capacidade (…) de controlar os outros”, afirmou o ex-presidente.

    Clinton, que como presidente se empenhou em pacificar o Oriente Médio, reuniu na terça-feira também o primeiro-ministro palestino, Salam Fayyad, e o presidente israelense, Shimon Peres, para discutirem como manter a paz na região quando um acordo for selado.

    “Temos uma chance bastante boa de chegarmos a um acordo (…). Acho que as chances são pelo menos meio a meio, talvez melhores”, disse Clinton sobre o processo de paz, retomado neste mês após um hiato de 20 meses.

    **OUTRA NOTÍCIA IMPORTANTE**

    Fidel Castro se reúne com pacifistas de cruzeiro japonês
    France Presse
    imprimir

    HAVANA, 21 Set 2010 (AFP) -O ex-ditador cubano Fidel Castro se reuniu nesta terça-feira com os 620 tripulantes e passageiros do Cruzeiro pela Paz, oriundo do Japão, aos quais advertiu sobre as consequências “horríveis” de uma eventual guerra nuclear.

    Os pacifistas foram recebidos por Fidel no Palácio de Convenções, em Havana. O ex-ditador, de 84 anos, afirmou que mais de seis bilhões de pessoas ficariam sem ter o que comer em consequência do impacto ambiental causado por um ataque dos Estados Unidos e de Israel contra o Irã.

    “Este encontro tem uma importância muito grande, justamente pela experiência que vocês acumularam sobre este tema”, disse Fidel, referindo-se às bombas atômicas lançadas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki em agosto de 1945.

    Junko Watanabe, que sobreviveu ao ataque nuclear no fim da Segunda Guerra Mundial e atualmente vive no Brasil, participou da conversa com Fidel Castro.

    O “Peace Boat” é uma organização japonesa, que desde 1983 organiza os cruzeiros pela paz duas vezes por ano, com o objetivo de obter soluções pacíficas para os conflitos do mundo.

    O barco que está em Havana zarpou em agosto com cerca de 1.000 pessoas a bordo do porto de Harumi, em Tóquio, e chegou a Cuba na madrugada de terça-feira. A ilha faz parte do trajeto de 19 países do cruzeiro, que inclui Jamaica, Panamá, Nicarágua, Guatemala e México.

  • Sam:

    10 milhões de vezes mais fraco do que a gravidade, não mais forte como ta ai.

    É incrível como essas sondas servem para muito mais do que foram criadas não?

  • @Psychoze:

    Caramba, que doideira!

    Foi descartada a possibilidade de alguma inteligência alienígena a ter percebi e estar seguindo o caminho de volta, para descobrir sua origem?
    Não era essa sonda que tinha um mapa da posição do planeta Terra e um desenhos de nós, humanos?

    Ou será alguma força até então desconhecida que impede nós, humanos, de ultrapassarmos certos limites? hehehe
    Estranho, mas ultimamente estamos constantemente esbarrando em limites dessa natureza….

Deixe seu comentário!