Fórmula 1 quer diminuir a emissão de carbono

Por , em 1.07.2010

Poucos aficionados pelo automobilismo se lembram que a Fórmula 1 é um grande poluidor do ar. E a maior surpresa é que o problema não está propriamente nos motores dos carros (que representam 1% da poluição produzida pela fórmula 1), mesmo que estes consumam bastante combustível e atinjam mais de 300 km/h. O que realmente polui são outros itens que as equipes compram, tais como os carros que transportam equipamentos e pessoas de um lugar para outro, a eletricidade (que na Europa é produzida majoritariamente por queima de carvão, um assassino do ar) e até túneis de vento.

Pensando nisso, os organizadores do circuito automobilístico querem reduzir pelo menos 15% de suas emissões de carbono nos próximos 3 anos. Para isso, eles pretendem atacar o problema em todas as frentes: remodelar os motores para torná-los menos agressivos ao meio ambiente, assim como procurar energias mais limpas para os demais procedimentos.

Os defensores das medidas afirmam que as aplicações nos carros de corrida podem ajudar os carros de passeio, no futuro, a reduzir também suas emissões, porque os carros de fórmula 1 tentam inovações no campo tecnológico. Além disso, eles pretendem reduzir as emissões com a simples medida de mexer no calendário das corridas. Como a fórmula 1 fica viajando ao redor do mundo, pulando de um lugar a outro a cada duas semanas, cabe aos organizadores encurtar as distâncias, o que representaria uma economia gigantesca na emissão de carbono; tão grande que torna a emissão dos motores dos carros, em si, quase insignificante. [BBC News]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

5 comentários

  • Roberto brasil:

    esse esportes é uma tremenda palhaçada , primeiro barriquelo tem de deixar o alemão passar faltando alguns metros pro final. depois, o porqueira fitipaldisinho da um cavalo de pau para deixar outro fulano conseguir pontos para se classificar , e agora a pouca tempo,escancaradamente o brasileiro felipe massa teve de deixar, novamente outro fulano ultrapassar com ordem da escuderia ( SERA QUE SO ACONTECE COM BRASILEIROS?

  • Roberto brasil:

    esse tipo de esportes deveria ser banido , pois não passa de acerto e falcatrua, no começo do campeonato as escuderias ja sabem , quem vai ser o campeão e o povo que acreditava,ja não assiste mais pela tv. Voceis deverião fazer uma enquete , para saber se o povo acredita nesse esporte

  • Luciene:

    Seria ótimo que isso acontecesse pq trabalho na F1 todo ano e quero respirar melhor.

  • Thaís:

    Amém, alguém se tocou disso!

  • harrison:

    Todos nós fomos educados assim:
    Devemos acabar com o gás carbônico, deve exixtir apenas oxigênio na atmosfera.
    Pessoal, é um ciclo, as plantas precisam de gás carbônico para a produzir o nosso oxigênio.
    A própria EMBRAPA já fez pesquisas com estufas onde eram aumentados os níveis de gás carbônico e as plantas ali contidas produziram muito mais.
    As pessoas não entendem que o mundo (e nós estamos incluídos aí)precisa também de gás carbônico.
    Outro dia um especialista da área falou que o gás carbônico era o gás da vida, e não é verdade ? Como viveríamos sem ele ?

Deixe seu comentário!