Trânsito pode aumentar incidência de raios

Por , em 7.02.2009

De acordo com pesquisa recente, o trânsito não apenas causa aquecimento global como também pode aumentar a incidência de raios nas cidades.

De segunda a sexta a poluição do ar aumenta, por causa do uso maior de carros, já que as pessoas estão trabalhando. Aparentemente, isso modifica os padrões de chuva, criando nuvens maiores e tempestades mais fortes.

Estudantes da Universidade Hebraica de Jerusalém usaram os dados, obtidos pela rede de detecção nacional de raios dos Estados Unidos, para contar a quantidade de raios que caíram em determinadas regiões do país.

O resultado foi que, na região nordeste do país, os dias úteis da semana apresentam 25% a mais de incidência de raios. O ar úmido faz com que as nuvens fiquem mais baixas e a poluição contribui para o fenômeno.

Surpreendentemente, no entanto, o efeito foi recorrente em áreas do subúrbio do que em nos grandes centros urbanos, que emitem mais gases poluentes. De acordo com o estudante Daniel Rosenfeld, líder do grupo que realizou a pesquisa, as pessoas se enganam pensando que, se não estiverem no centro da cidade, estão mais longe da poluição. “A verdade é que a poluição nos segue, se espalhando por algumas milhas ao redor das cidades” explica Rosenfeld. [New Scientist, Imagem]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

  • Douglas Miranda:

    Aqui na minha cidade, Divinópolis/MG, nesse final de ano já teve enchente, muitos raios, calor sem igual… de uns anos pra cá a coisa só tende a piorar. Inverno tá virando lenda, mas pra quem gosta de praia tá uma beleza só! A solução é fabricar mais carros, com ar condicionado, é claro.

Deixe seu comentário!