Foto: Conheça a NGC 3314, duas galáxias sobrepostas

Por , em 20.07.2011

A NGC 3314 são duas grandes galáxias que estão quase exatamente alinhadas. A galáxia em primeiro plano é vista de frente e tem formato de redemoinho, definido por aglomerados de jovens e brilhantes estrelas.

Contra o brilho da galáxia ao fundo, faixas escuras de poeira interestelar surpreendentemente difundidas, dominam a estrutura em espiral. Esse notável par de galáxias sobrepostas é um dos poucos sistemas em que a absorção da luz das estrelas de uma galáxia pode ser usada diretamente na distribuição da poeira.

A NGC 3314 está localizada a aproximadamente 140 milhões de anos-luz (a galáxia do fundo) e 117 milhões de anos-luz (a galáxia em primeiro plano) de distância da Terra na direção da constelação de Hydra. É estimado que a galáxia de fundo se expanda por quase 70 mil anos-luz.[NASA]

• CArlos D’Aguapé:

hobes já dizia

todoa existência esta sujeita às tres leis pra continuar existindo

Competição
    Desconfiança
    Glória

Até mesmo as galáxias…

• Bruno Juncklaus:

Prazer, galáxias 🙂

erthay777. Foi muito boa a sua informação. Preciso de informações abalizadas, para melhorar meu blog. Veja o blog: “Olhando o Universo” para conhecer minha opinião e será ótimo que voce de sua opinião tambem sobre o universo.

As galáxias se chocam, como tudo no universo. A força de gravidade junta tudo, tranformado em um unico corpo. É errado se pensar que as galáxias se afastam umas das outras. A energia escura pode ser apenas a poeira cósmica que inunda todo o universo. Ela filtra os raios azuis e ultravioletas e deixa passar o vermelho e o infravermelho. As galáxias distantes tem mais poeira cósmica a sua frente e são vista mais vermelhas. Com isto, não quer dizer que elas estão se afastando. É tudo uma ilusão de ótica.

• erthay777:

Amigo Campos acredito que estás equivocado:
      Nem sempre a gravidade junta os corpos, na realidade na maioria das vezes os corpos atraem-se mutuamente até uma distância na qual haja um equilíbrio entre os mesmos e como resultado os 2 corpos giram sobre um eixo comum.
      E quanto a energia escura é como é dito: nenhum instrumento humano até o momento é capaz de detectá-la, é invisível (escura) para nós, a poeira como vc mesmo admite é totalmente detectável. Sabemos apenas da energia escura por efeitos indiretos como o cálculo de massa total e efeitos gravitacionais em uma galáxia, por exemplo.
      Quanto a expansão do universo realmente ninguém têm certeza de fato, eu também tenho minhas dúvidas quanto a estas teorias, pq tudo é muito relativo no universo e ainda temos muito o que analisar e aprender sobre isto.

• Garcia da Montana:

Tudo é relativo, nada é certo.Sera que somos o supra sumo da criação?