Foto espacial – a maravilhosa galáxia em espiral NGC 3521

Por , em 16.01.2011

Essa belíssima galáxia espiral está a 35 milhões de anos-luz de distância da Terra, na direção da constelação de Leão. Ela tem 50 mil anos-luz de comprimento.

Essa imagem foi produzida pelo telescópio Hubble, e mostra os braços da galáxia cercado de jovens estrelas azuis. Seus braços são muito próximos um dos outros, ao contrário da maior parte de galáxias em espiral, que são afastados e mais longos.

A NGC 3521 é visível da Terra através de telescópios amadores, pois é relativamente brilhante. [Nasa]]

• Bianca:

Eu acho a galaxia maravilhosa demais..

• icaro:

menino ela é igualzinha a ngc 2841 uau nossa… o Mauro 13 tem que ver essa.

• carmem oliveira:

sera que alguem consegue imaginar a distançia de 35 milhoes de anos luz olha que eu tentei mas e tao complicado que esqueci o começo da cota olha meus parabens para o matematico que fez essas contas afinal pode dizer o que quiser porque nimguem consegue tirar a prova mesmo ou sera que tem a ver com a cor do cabelo.

• alejandro:

acho antiético usar comentarios que venham a ofender a fé dos outros. simplesmente devemos admirar o universo e suas maravilhas… acredito que o respeito deva prevalecer. liberdade de expressao? sim. respeito? também….. ah…e essa coisa de vida em outros planetas, acho q ta + p/ filme de star was… sem ressentimentos pessoal.

• SANTANA:

Ainda fico assustado qdo vejo pessoas diante de toda a imensidão do Multiunverso, com as multiplas galáxias, citarem qualquer livro sagrado, como a bíblia e suas sandices, e atribuir tudo a um “deus de guerra,senhor dos exércitos,(…) Alguem ainda tem a demência de mandar os lerem tal livro…
    Eles dizem que deus tá no céu a “cuidar” de nós. Nós? Céu?
    Nós, quem? Quando leio História das Civilizações, até a Contemporânea mepergunto, cadê o Deus dos religiosos, ou será que Ele só “cuida” dos poderosos, só quem tem posses,
    nem precisa citar os pobres e miseráveis em todos o planeta…
    Céu, onde? Dizem que Ele está no céu.Mas como podemos “ver” (e não simplesmente “crê”) o “céu” é um multiplouniverso, e agora onde tá a divindade que “cuida” dos terráqueos.
    Ah! Aqui me refiro ao principal Deus do Ocidente, afinal são muitos.
    O incrível é ele ter criado tudo em 7 dias, ha cerca de talvez 10 mil anos, tudo exclusivamente, para nós lindos, inteligentes terráqueos.
    Alguem “cria” bilhões e bilhões de grãos de “areia”. Um grande Caos, sempre em movimento, formando grandes grupos que gurreiam entre si… Mas o criador só tem um propósito em criar tudo isso. Um dos grãos(de areia) chamado Terra, é a obra prima dele, feito´para o homem um ser “muito” especial… Devo para por aqui.

grande abraço
    santana
    mogi, 10fev11

• Cristiano:

Sabe de uma coisa? Seria legal se você pulasse de um prédio ou tomasse veneno, pois sua existência nesse universo só significa uma coisa: peso no mundo. Vai com fé, pula de um prédio e pode ter certeza que ninguém vai sentir sua falta. Então você aproveita e tira à prova se Deus realmente existe. O problema é que você vai acabar conhecendo um outro “carinha” de chifres ao invés de Deus. Né?

• Pensador:

Dencia, por favor, esta galáxia está a cerca de 35 milhões de anos luz de distância. É óbvio que existe planetas com vida nesta galáxia,como existe nós na Via Láctea e acredito que existam muitos outros planetas com vida inteligente na nossa galáxia. mas infelizmente talvez saberemos nada sobre eles. Existem centenas de bilhões de galáxias no universo, como você tem a coragem de dizer que não existe vida em outro lugar no universo?!

“A ausência de evidência não é evidência de ausência.” Carl Sagan.

Dencia, se cuida vc para não falar besteira! Para se descobrir vida em outro planeta primeiro vc tem que achar um planeta em condições boas para abrigar vida. Isso é muito difícil, pq estudar uma estrela tão longe já é complicado, imagine estudar um planetinha de nada orbitando essa estrela… Digamos que encontrem o planeta. Aí é necessário direcionar vários telescópios á ele para identificar assinaturas de oxigênio, carbono, etc em sua atmosfera para se provar a vida. Não é simplesmente olhar para o céu, como se observasse a Lua e dizer: Nossa, olha a vida naquele planeta!!!

• Bruxa:

Guilherme/Marcelo, concordo com seus comentarios e para alguns que nao tem nocao aqui vai um fato que acredito poucos conhecem. Existem mais estrelas no universo do que todos os graos de areia do planeta Terra, incluindo os desertos, e se mesmo assim, alguns ainda se julgam importantes o suficiente para serem unicos em TODO o universo, por favor assistam o filme abaixo. Eu nos considero insignificante comparado com seres mais deselvolvidos espiritualmente que SIM existem em nosso Universo e quem sabem em outros, afinal ja esta sendo aceito mundialmente que existem nao so a quarta ou quinta dimensao, mais inumeras. So desejo que todos tenham acesso a esse tipo de informacao antes de desenvolverem uma opiniao erronea sobre o assunto.
    Grande abraco.

• Andril:

@DENCIA

“Leia a Biblia, assim você não passará o mico de escrever uma mensagem assim…”

AHUAHUAHUHAUHAUHAUUAHUAUAHUAUAHUHAUHA, só rindo!

Respeito a opinião de alguns que dizem que estamos sós no universo.
    Mas em minha opinião, entre milhares de galáxias, com incontáveis astros (planetas, asteróides ou qualquer outro objeto que possa abrigar vida), em distâncias extremamente longas, seria muito atrevimento dizer que estamos sozinhos no universo.
    Não podemos confirmar “ainda” que existe vida, mas também não podemos confirmar que não exista.
    Lembrando: Essa e “minha opinião”. Respeito a opinião dos demais. Não o fiz com o intuito de ofender ninguém.

• MARCELLO:

DENCIA

VC EH UMA DEMENCIA MESMO AFF CONCEITO DE BIBLIA QUE TEM 2 MIL ANOS ? CONTRA BILHOES DE ANOS? OS NEANDERTAIS DEVERIAM FALAR A MESMA COISA DE ALGUM OUTRO “DEUS” DELES SE LIGA VC PENSA COMO ANTIGAMENTE
    ANTES DIZIAM QUE A TERRA ERA O CENTRO DO UNIVERSO E QUE DEUS A FEZ EM 7 DIAS…BEM O PAPA JA MUDOU ESTA VERSAO SEMANA PASSADA….AFFF
    AGORA VC DIZ QUE TUDO ISSO FOIFEITO PARA NOS

INCRIVEL ATE AONDE O SER HUMANO VAI COM MEDO DO DUVIDOSO ACREDITA PIAMENTE EM ALGO PARA SE AUTO CONFORTAR

Gray, jamais nenhum ser entenderá. Através da filosofia sabe-se que, em se tratando de conhecimento, a busca é eterna e devemos estar preparados para compreender e reformular o entendimento das coisas.

• DENCIA:

Pensador meu filho, parece que você não tá pensando muito,
    não existe vida em outros lugares, porque se ouvesse já a teriamos visto. A terra tem quantos bilhoes de anos?
    Você já viu ou conhece alguém que viu um extraterrestre?
    E a biblia o que diz disso?
    Leia a Biblia, assim você não passará o mico de escrever uma mensagem assim…
    Boa Sorte

• Bianca:

Se você não sabe sobre Ciências (Espaço,Galaxia etc..) não fale nada ok

@Roberto

Concordo, só acho uma pena que provavelmente não vivamos para entendê-la por completo!

Quero expressar aqui a minha gratidão por viver nesta época e ter entendimento para compreender essas imagens grandiosas.

• Pensador:

O universo é simplismente incrível. Imaginem a quantidade de planetas com vida que deve existir somente nesta galáxia.