Conheça a intrigante nebulosa quadrada

Por , em 23.03.2011

O que faz com que uma nebulosa seja quadrada? Nenhum cientista está certo, mas é assim que esse sistema estelar conhecido como MWC 922 parece.

A foto acima combina imagens em infravermelho obtidas pelo telescópio Hale, que fica na Califórnia, e pelo telescópio Keck-2, do Havaí.

A hipótese mais aceita é que, antes de explodir, a estrela que originou essa nebulosa expeliu cones de gás de forma simétrica. Cientistas especulam que, se vista de outro ângulo, a nebulosa poderia ter uma forma bem diferente. [Nasa]

• Hèber Lemes:

[O que faz com que uma nebulosa seja quadrada?] Photoshop

• Renis alves:

as veses o ser humano e dificil de entender oque e realmente verdade!.creio eu que isso seja verdade,pois,o ser humano não conhece o universo por inteiro,o maximo que nos conhecemos ou que o homemem ja foi,apenas ate a lua,se eu estiver errado perdoem me,o universo e enorme,ou seja não tenho palavras pra descrever o seu tamanho,a muitas coisas que ainda precisamos descobrir,é que em uma vida apenas não conseguiremos descobrir.
    Apenas o meu ponto de vista!.

• Christian [Ookami]:

Ela realmente eh Cilindrica como o amigo la disse… da para perceber pela visão… se agente visse ela em 3d… seria parecida com uma Ampulheta! ;D

• T.K:

Perfeição!

• LEANDRO:

PESSOAL ESSA NEBULOSA E CILINDRICA, IMAGINEM UMA VISAO DE OUTRO ANGULO, ELA NAO E QUADRADA MAS SIM CILINDRICA, PARECE QUADRADA NUMA VISAO LATERAL, MAS NUMA VISAO DE CIMA ELA E CILINDRICA.

Eu acho realmente dificil de acreditar que essas fotos são reais… posso estar errado.

• Maxgonalpino:

Paulo, eu tb pensei exatamente a mesma coisa, pois eh so vc pegar embasamento com algumas nebulosas com formato circular ou semelhante…como seria essas nebulosas de um outro angulo?Inquietante…

• Melkor:

pensa que ja exista,kk

• Melkor:

poderia se chamar Nebulosa da Ampulheta ^^

Uma nebulosa quadrada, é o caso da nebulosa “IC4406”

Existe um comentário a esse respeito no blog:”Olhando o Universo”

• DAVID BENNET:

Um gigantesco espetáculo do universo.

• Ian:

Aff, Raphael gangster de cristo…

Afer Ventus, apoio muito a sua sugestão, ia ser uma mão na roda para nós, astrônomos amadores =P

• João Alves:

Vista de outro ângulo parece um losango!:)

Nossa, muito impressionante mesmo! Ela é muito cimétrica! Com certeza foram jatos de matéria ejetados nas quatro direções para formarem o quadrado. Os que foram ejetados depois foram lançados á uma velocidade maior e por coincidência nós estamos vendo o momento em que todos se alinharam.

• Afer Ventus:

Seria interessante se, nessas matérias sobre objetos do universo, contivesse a AR e Dec (Ascensão Reta e Declinação) dos corpos celestes mencionados.

Só sugestão…

• Alan:

Comentários como o do “Raphael gangster de cristo” fazem meu dia mais engraçado.

• bronce:

Uma hiperbolóide, Paulo.

Curioso como se vê logo perpendicularmente na perspectiva lateral.

• Raphael gangster de cristo:

É o sinal da volta de cristo!!!!!!

• paulo:

A primeira impressão que me ocorreu é que
    estamos vendo a lateral de dois cones de sentidos opostos, tendo uma vista lateral acredito que a imagem seria um circulo.

• Rodrigo Gomes:

eles ja estão por aki, num tem rpa onde correr mais! =O

é uma nave alienígena! corram paras montanhas!!!