Foto espacial: o Quinteto de Galáxias Stephan

Por , em 23.11.2010

O quinteto de galáxias Stephan foi o primeiro grupo de galáxias muito próximas a ser descoberto. Essa imagem incrível vem do acervo de fotos do Hubble.

As galáxias estão localizadas a cerca de 300 milhões de anos-luz de distância e quatro delas estão presas em uma espécie de dança, na qual passam muito próximas uma das outras. A quinta, facilmente distinguível das outras (as quatro possuem um brilho amarelado enquanto a maior possui um brilho azul).

A NGC 7319, 7318A, 7318B e 7317, as galáxias amareladas, possuem estruturas distorcidas, devido à influência de marés gravitacionais. Mas a maior galáxia, a azul NGC 7320 está mais próxima de nós (40 milhões de anos-luz) e não faz parte da interação que suas companheiras têm. Todas as galáxias no entanto, estão na direção da constelação de Pegasus. [Nasa]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

6 comentários

  • Renys Kenys:

    O homem deveria criar ou projetar um telescópio colossal, capaz de enxergar coisas mega-distantes. Estamos definitivamente limitados a ver e admirar uma amostra pequeníssima do que é verdadeiramente o universo, deve de fato existir coisas no universo que nos deixariam de boca aberta, porém só o tempo e a evolução da tecnologia vai nos abrir esses horizontes.

  • Pri:

    Se eu pudesse escolher um poder sofreria muito por não ficar com o de ler mentes,rsrsrs, com certeza ficarei com o de voar, é, tipo aquele de desenho animo, que vc pode ir para o espaso e tudo bem! só para ver esses espetáculos.

  • clarice:

    gostaria imensamente de poder ver com esses “monstros-telescópicos”. deve ser inesquecível.Se assim é lindo, “ver” deve ser magnífico.

  • LUIZ MARIO A.ROGRIGUES:

    gostei da estrelinha piscando.

  • lipp:

    Como disse a Dra. Ellie Arroway, no filme Contato: no words to describe it! Lindo mesmo!

  • vinicius:

    Bonito eim?

Deixe seu comentário!