Foto espacial: cometa Hartley, estrelas e a nebulosa Coração

Por , em 14.10.2010

O incrível cometa Hartley II está passando pelos céus da Terra. Essa foto foi tirada alguns dias antes de sua aproximação, perto da constelação de Cassiopéia. Você pode ver o cometa no canto esquerdo – a luz mais esverdeada.

Do lado direito fica a nebulosa Coração (IC 1805)– sua cor avermelhada vem do gás hidrogênio que ela libera.

No dia 20 de outubro o cometa vai alcançar o ponto mais próximo da Terra de sua rota – passará apenas a 17 milhões de quilômetros do nosso planeta.

Para conseguir essa foto incrível e para “congelar” o movimento do cometa, uma exposição de cinco minutos foi necessária. Isso quer dizer que o obturador da câmera responsável pela foto precisou ficar aberto todo esse tempo para capturar todos os detalhes da foto. [Nasa]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

4 comentários

  • Richard:

    isso é incrível,eu amo tudo isso Deus é muito bom.

  • Gelson Santos:

    Se existe tem um criador, e é incalculavel sua grandeza e poder.
    Maravilhoso!!!

  • Bruno Carvalho:

    Mas, Rodrigo M., você há de convir que só de chegarmos a conseguir observar essa imensidão,e mais ainda, de conseguirmos mandar nossos equipamentos e nossos astronautas para fora de nosso planeta, devemos significar alguma coisa ^^.
    Sou astrônomo amador e quando vejo o que a humanidade já descobriu, penso que agora estamos encontrando o caminho certo, olhar para o céu à noite, não me faz mais me sentir insignificante, me dá uma sensação de amplitude, uma sensação de que nossa curiosidade nos leva ao conhecimento. E isso é o máximo!

  • Rodrigo M.:

    Não posso sequer me considerar um astrônomo amador, pois estou muito longe disso. De qualquer forma sou um curioso e fico sempre maravilhado com a beleza dessa imensidão misteriosa… Me impressiona que ainda hoje muitas pessoas pensem que o ser humano é o centro de toda a Criação. A cada dia a ciência me deixa mais convicto de que estamos muito próximos da insignificância.

Deixe seu comentário!