Foto espacial: Nebulosa Olho de Gato

Por , em 28.04.2011

A nebulosa Olho de Gato fica a três mil anos-luz da Terra. Uma nebulosa planetária clássica, a Olho de Gato (NGC 6543) representa a fase final, breve e gloriosa da vida de uma estrela semelhante ao nosso sol.

A estrela central da nebulosa, que está morrendo, pode ter produzido um padrão simples de conchas concêntricas de poeira (parte exterior) através do encolhimento de camadas exteriores em uma série de convulsões regulares. Mas a formação das belas e complexas estruturas internas do objeto estelar não é bem compreendida.

A imagem, bastante nítida, foi tirada pelo Telescópio Espacial Hubble. O “olho cósmico” tem mais de meio ano-luz de diâmetro. Segundo astrônomos, quando se olha para a nebulosa Olho de Gato, pode-se muito bem estar vendo o destino do nosso sol, que deve entrar na fase de nebulosa planetária daqui cerca de cinco de bilhões anos. [NASA]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

16 comentários

  • Lucas Egidio:

    essa uma uma das nebulosas mais lindas que eu já vi.

  • Glauco:

    Agora dá prá responder comentários!! Ferrou!!

  • Glauco:

    Eu tô achando que a demora de ontem em publicar os comentários era devido à nova implementação de resposta aos comentários.

    Desculpem-me redatores, editores e moderadores por ter sido mal-educado com vcs!

  • Glauco:

    Diego,
    Os modelos de evolução solar oficiais estão totalmente errados.

    Provavelmente até o nosso Sistema Solar possui essa aparência vista de longe no espaço.

    • Juliano:

      Glauco, não estou criticando teu ponto de vista, mas, se os moldes da evolução do nosso Sol estão errados, qual seria a teoria correta no teu ponto de vista?? (não estou sendo sarcástico, isso é uma pergunta séria!)

    • Glauco:

      Meu ponto de vista é o Modelo do Universo Elétrico do Prof. James McCanney: as estrelas nascem de núcleos galácticos, não de nebulosas.

    • Juliano:

      Tá. Vc já disse de onde acha que o Sol vem. mas, como ele acabará?

    • Glauco:

      Sei que ele pode morrer por colisão ou por falta de hidrogênio no ambiente ao seu redor.

      Entretanto o McCanney já explicou os mecanismos de supernova, mas honestamente não me lembro 😛

      Vou verificar em seus livros onde posso encontrar essa informação.

  • Diego:

    “A nebulosa Olho de Gato fica a três mil anos-luz da Terra. Uma nebulosa planetária clássica, a Olho de Gato (NGC 6543) representa a fase final, breve e gloriosa da vida de uma estrela semelhante ao nosso sol.”
    Não entendi! O nosso sol não vai virar uma anã-vermelha, por possuir menos massa que uma estrela que pode dar origem a uma nebulosa?

    • Juliano:

      Se os moldes da evolução do nosso Sol estão errados eu não posso afirmar ou discordar, pois sou amador. Mas, pelo pouco que sei, vc está confundindo as coisas Diego. O Sol não tem massa para gerar uma Supernova (massa essa que seria 3x a que ele tem). De acordo com a teoria, ele se converterá em uma Gigante Vermelha (não Anã Vermelha), pois, quando esgotar todo o hidrogênio de seu núcleo ele vai começar a queimar hélio, o que fará com que ele aumente muito em volume (chegando a ultrapassar a órbita de Marte), mas diminua muito em massa, expelindo suas camadas exteriores para o espaço (que seria o que aconteceu com a Nebulosa do Olho de Gato). Após isso, ele se tornará uma Anã Branca, e vai queimar o que sobrou (metais mais pesados) até esfriar lentamente e desaparecer.

  • Juliano:

    Linda imagem, pena que não veremos nosso Sol chegar a essa fase, 1° pq quando ele for Gigante Vermelha ela vai consumir nosso planeta, e segundo que o vento estelar que ele vai gerar nessa fase igual da foto vai varrer tudo o que tem a volta!

  • eduardo:

    Tb tenho uma crítica a fazer sobre a maneira como meus comentários são tratados.
    Não estou culpando nenhum moderador, até pq vc’s não estão aki pra dar satisfação a ninguém…
    Sem kerer rasgar seda… mas devemos agradecer por este espaço aberto pra comentários…
    E é exatamente por isso que devo tb criticar (construtivamente, pois os comentários, por vezes demoram muito tempo pra serem tratados e postados pelos moderdores…
    Muitos, como eu, comentam esperando debater, de maneira saudável, sobre as matérias… e o tempo que decorre pra avaliar se o comentário deve ou não ser postado, muitas vezes prejudica o entendimento entre os usuários…
    E outra, muitas vezes vejo aki trolls que avacalham as matérias, ofendem os outros comentaristas, falam bobagens… esses não são analisados?

    Quero que entendam, caros moderadores, que esta é um crítica construtiva e tem o intuito de sugerir melhoras para o site…

    Obrigado pela atenção!

    Agora, sobre a matéria…..
    Fico impressionado de como essas fotos são capturadas pelos telescópios… mas fico pensando, será q essas imagens não são manipuladas pela NASA?

  • Elton:

    Muito Linda essa nebulosa!

  • Glauco:

    Pow, todos os meus comentários, mesmo de duas linhas estão indo prá moderação agora… esse pessoal da edição deve tá com pouco trabalho prá colocar um filtro tão genérico assim.

  • Glauco:

    Isso é o capacitor solar dessa estrela. Duvido que esteja morrendo, já que os modelos de evolução solar oficiais estão totalmente errados.

  • Glauco:

    Isso é o Capacitor Solar dessa estrela. Duvido que esteja morrendo, já que os modelos de evolução solar estão oficiais totalmente errados.

Deixe seu comentário!