Foto: espuma de café ou mancha em Júpiter?

A foto que você está vendo realmente parece ser de uma espuma de um café muito bem preparado e cremoso. Mas, na verdade, é mais uma obra de arte que só o Universo poderia ser capaz de fazer. O que você está vendo é a Grande Mancha Vermelha de Júpiter, fotografada pela nave espacial Voyager1, da NASA, em janeiro e fevereiro de 1979.
Durante a missão, a nave captou centenas de imagens, incluindo este zoom sensacional que permite observações mais precisas de algumas características únicas deste planeta, que ainda está sendo amplamente explorado pelos astrônomos e cientistas da agência espacial norte-americana.
O que estamos vendo nesta foto são nuvens brancas sendo carregadas por ventos de mais de 600 km/h, criando tempestades no hemisfério sul de Júpiter em uma área que corresponde a três vezes e meia o tamanho da Terra.
Com cerca de 140 mil quilômetros de diâmetro, Júpiter é o maior, e talvez mais majestoso, planeta do sistema solar.
A Mancha Vermelha de Júpiter
A Mancha Vermelha de Júpiter tem sido um grande mistério desde que foi vista pela primeira vez, em 1664, pelo cientista inglês Robert Hooke. Trata-se de uma gigantesca tempestade de ventos que tem a peculiaridade de girar no sentido anti-horário. No início, acreditavam que ela duraria no máximo 30 anos, mas está em atividade já há pelo menos 300 anos. [Gizmodo, Phys, NAT GEO, BBC]
9 comentários
“A Mancha Vermelha de Júpiter tem sido um grande mistério desde que foi vista pela primeira vez, em 1654, pela sonda espacial da NASA Cassini-Huygens”?
Creio q existe um erro na data que vcs escreveram q a grande mancha vermelha de Júpiter foi vista pela primeira vez, pois, vcs falaram q ela foi vista pela sonda cassini em 1654.
“A Mancha Vermelha de Júpiter tem sido um grande mistério desde que foi vista pela primeira vez, em 1654, pela sonda espacial da NASA Cassini-Huygens. ”
Algo errado!
Sonda espacial em 1654?
muito legal!
posso estar enganado mas em 1654 a NASA já mandava sondas ao espaço ?
“vista pela primeira vez, em 1654, pela sonda espacial da NASA Cassini-Huygens.”
Na verdade ela foi vista pela 1a. vez em 1665 por por Giovanni Cassini (Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Atmosphere_of_Jupiter#Great_Red_Spot_studies)
Só uma correção ali:
“…que foi vista pela primeira vez, em 1654, pela sonda espacial da NASA Cassini-Huygens…”
Não faz sentido ter sondas espaciais em 1654, acho que confundiram com a descrição do próprio Gian Domenico Cassini, que descreveu a mancha em 1665.
“A Mancha Vermelha de Júpiter tem sido um grande mistério desde que foi vista pela primeira vez, em 1654, pela sonda espacial da NASA Cassini-Huygens.” ??
Creio que tenha se perdido alguma palavra nessa frase.
“A Mancha Vermelha de Júpiter tem sido um grande mistério desde que foi vista pela primeira vez, em 1654, pela sonda espacial da NASA Cassini-Huygens. ”
1654 ? ! Não sabia que a humanidade mandava sondas à outros planetas há tanto tempo! kkk… 😉
Opa! Corrigindo o texto nesse minuto! Ela foi vista pela primeira vez em 1664, por um cientista inglês. A sonda espacial tirou essas fotos, realmente muito anos depois. Obrigada e desculpe o erro!