Foto: espuma de café ou mancha em Júpiter?

Por , em 23.03.2014

A foto que você está vendo realmente parece ser de uma espuma de um café muito bem preparado e cremoso. Mas, na verdade, é mais uma obra de arte que só o Universo poderia ser capaz de fazer. O que você está vendo é a Grande Mancha Vermelha de Júpiter, fotografada pela nave espacial Voyager1, da NASA, em janeiro e fevereiro de 1979.

Durante a missão, a nave captou centenas de imagens, incluindo este zoom sensacional que permite observações mais precisas de algumas características únicas deste planeta, que ainda está sendo amplamente explorado pelos astrônomos e cientistas da agência espacial norte-americana.

O que estamos vendo nesta foto são nuvens brancas sendo carregadas por ventos de mais de 600 km/h, criando tempestades no hemisfério sul de Júpiter em uma área que corresponde a três vezes e meia o tamanho da Terra.

Com cerca de 140 mil quilômetros de diâmetro, Júpiter é o maior, e talvez mais majestoso, planeta do sistema solar.

A Mancha Vermelha de Júpiter

A Mancha Vermelha de Júpiter tem sido um grande mistério desde que foi vista pela primeira vez, em 1664, pelo cientista inglês Robert Hooke. Trata-se de uma gigantesca tempestade de ventos que tem a peculiaridade de girar no sentido anti-horário. No início, acreditavam que ela duraria no máximo 30 anos, mas está em atividade já há pelo menos 300 anos. [Gizmodo, Phys, NAT GEO, BBC]

Último vídeo do nosso canal: A Terra não orbita exatamente o sol mas um ponto virtual no espao

9 comentários

  • António Pereira:

    “A Mancha Vermelha de Júpiter tem sido um grande mistério desde que foi vista pela primeira vez, em 1654, pela sonda espacial da NASA Cassini-Huygens”?

  • daniel_vieira30:

    Creio q existe um erro na data que vcs escreveram q a grande mancha vermelha de Júpiter foi vista pela primeira vez, pois, vcs falaram q ela foi vista pela sonda cassini em 1654.

  • Logica Mente:

    “A Mancha Vermelha de Júpiter tem sido um grande mistério desde que foi vista pela primeira vez, em 1654, pela sonda espacial da NASA Cassini-Huygens. ”

    Algo errado!

    Sonda espacial em 1654?

  • Addans Layon:

    muito legal!
    posso estar enganado mas em 1654 a NASA já mandava sondas ao espaço ?

  • Rafael Afonso:

    “vista pela primeira vez, em 1654, pela sonda espacial da NASA Cassini-Huygens.”
    Na verdade ela foi vista pela 1a. vez em 1665 por por Giovanni Cassini (Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Atmosphere_of_Jupiter#Great_Red_Spot_studies)

  • Tigre:

    Só uma correção ali:

    “…que foi vista pela primeira vez, em 1654, pela sonda espacial da NASA Cassini-Huygens…”

    Não faz sentido ter sondas espaciais em 1654, acho que confundiram com a descrição do próprio Gian Domenico Cassini, que descreveu a mancha em 1665.

  • Rafael Andrette:

    “A Mancha Vermelha de Júpiter tem sido um grande mistério desde que foi vista pela primeira vez, em 1654, pela sonda espacial da NASA Cassini-Huygens.” ??

    Creio que tenha se perdido alguma palavra nessa frase.

  • Genioso Irreligioso:

    “A Mancha Vermelha de Júpiter tem sido um grande mistério desde que foi vista pela primeira vez, em 1654, pela sonda espacial da NASA Cassini-Huygens. ”

    1654 ? ! Não sabia que a humanidade mandava sondas à outros planetas há tanto tempo! kkk… 😉

    • Gabriela Mateos:

      Opa! Corrigindo o texto nesse minuto! Ela foi vista pela primeira vez em 1664, por um cientista inglês. A sonda espacial tirou essas fotos, realmente muito anos depois. Obrigada e desculpe o erro!

Deixe seu comentário!