Esta nebulosa está furiosa com o universo

Por , em 30.12.2014

Uma bruxa parece estar gritando para o espaço nesta nova imagem do Wide-Field Infrared Survey Explorer (WISE), como é chamado um telescópio espacial da NASA. A foto de infravermelho mostra a nebulosa Cabeça de Bruxa, que ganhou esse nome em homenagem a sua semelhança com o perfil de uma bruxa malvada – que eu mesma confesso que ainda não consegui enxergar.

Segundos os astrônomos, as nuvens ondulantes da nebulosa, que correspondem a lugares onde estrelas bebês estão se formando, estão sendo iluminadas por estrelas massivas. A poeira das nuvens está colidindo com a luz das estrelas, fazendo-as brilhar em infravermelho, permitindo que o fenômeno fosse captado pelas lentes do WISE.

A nebulosa Cabeça de Bruxa

Acredita-se que essa nebulosa esteja a centenas de anos-luz de distância na constelação de Orion, na saída do joelho do famoso caçador.

Novos usos para o WISE