Inacreditavelmente, isso é a foto de uma galáxia distante

Por , em 20.11.2018

A imagem acima foi feita pelo Telescópio Espacial Hubble e mostra a galáxia espiral NGC 5033, localizada a cerca de 40 milhões de anos-luz de distância na constelação de Canes Venatici, os Cães de Caça.

Semelhante em tamanho à nossa própria galáxia, a NGC 5033 tem pouco mais de 100.000 anos-luz de diâmetro.

Como na Via Láctea, seus braços espirais são pontilhados de regiões azuis, indicando a formação contínua de estrelas. Essas zonas são, portanto, recheadas de estrelas jovens e quentes. Já o centro da galáxia, mais avermelhado, é povoado de estrelas mais antigas e frias.

Galáxia Seyfert

As semelhanças com a Via Láctea acabam por aí. A NGC 5033 possui um núcleo muito mais brilhante e energético que o nosso, recebendo a classificação de galáxia Seyfert.

Tais galáxias espirais têm núcleos galácticos ativos extremamente pequenos e muito luminosos, alimentados por um buraco negro supermassivo.

Devido a sua atividade contínua, a galáxia brilha em todo o espectro eletromagnético. Esta energia liberada mostra que o buraco negro central está atualmente devorando estrelas, poeira e gás que se aproximam dele. Quando toda esta matéria cai no buraco, irradia-se em muitos comprimentos de onda diferentes.

Embora sua proximidade relativa à Terra a torne um alvo ideal para astrônomos profissionais que desejam estudar seu núcleo com mais detalhes, seu grande tamanho aparente no céu noturno e seu brilho intenso também fazem da NGC 5033 uma favorita entre astrônomos amadores. [Phys]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (22 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!