Foto: NGC 3628, a Galáxia do Hambúrguer

Por , em 8.11.2011

As nítidas imagens telescópicas da magnífica galáxia espiral NGC 3628 mostram um disco galáctico inchado dividido por faixas escuras de poeira. A foto acima pode parecer estranha para uma galáxia, mas isso acontece porque ela é vista de perfil. Este formato fez com que muitos astrônomos adotassem um apelido para ela: Galáxia do Hambúrguer.

Com aproximadamente 100 mil anos-luz de diâmetro e localizada a 35 milhões de anos-luz de distância da constelação de Leão, a NGC 3628 compartilha a vizinhança com outras duas grandes galáxias espirais, formando assim um agrupamento conhecido como a “Trinca de Leão”.

Interações gravitacionais com seus vizinhos cósmicos são provavelmente as responsáveis pela extensão e distorção do disco espiral, povoados por aglomerados de jovens estrelas azuis e regiões rosadas de formação estelar.

Também como um resultado de encontros galácticos anteriores, uma fraca cauda de maré é visível se estendendo para cima e para esquerda nesse retrato profundo da galáxia. [NASA]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

5 comentários

  • Flor de Lis:

    hummmmmm… deu fome agora….rsrsrs

  • Marte:

    Astrônomo com fome dá nisso: Galáxia Hamburger.
    Pobres sujeitos, grandes herois. Quanto sacrifício em nome da Ciência.

    • Jonatas:

      Pior, não consigo ver hambúrguer na galáxia hambúrguer, mas a galaxia do sombrero combinou com o seu nome…

  • Avohai:

    Tão galaxciosas…

  • Jonatas:

    Ilhas com enxames de Estrelas. Magníficas, imensas.

Deixe seu comentário!