Foto: o magnífico sol e sua região ativa vistos da Terra

Por , em 20.03.2012

O que são essas manchas no sol, na parte superior direita do astro? Elas representam a Região Ativa 1429.

Ao longo das últimas duas semanas, uma das regiões mais energéticas de manchas solares dos últimos anos – a RA 1429 – atravessou o sol.

Ela arrancou várias chamas solares e ejeções de massa coronal do sol desde que chegou ao redor da borda do astro-rei, quase um mês atrás.

As partículas em movimento rápido destas explosões solares têm impactado a Terra, e foram responsáveis por muitas auroras coloridas vistas ao longo das últimas semanas.

Essa foto belíssima foi tirada em Mérida, na Espanha, mostrando árvores e pássaros em uma paisagem encantadora, cerca de uma semana atrás.

Como a RA 1429 continua a girar para a direita e em torno do sol – como visto da Terra -, o monitoramento da região será mantido por um dos satélites STEREO, que está orbitando o sol bem à frente da Terra.[NASA]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

15 comentários

  • alx:

    Linda imagem, daria um belo quadro sem duvida

  • Maria Emilia:

    Foto maravilhosa, como é lindo nosso mundão!!!!

  • André Luis:

    Bela foto! Como é belo um por do Sol! Eu vejo pela internet muita especulação em torno do Sol. Uns dizem que tem um planeta intruso próximo, outros falam que a mancha nele está cada vez maior a um nivel catastrófico e por ai vai, mil teorias!

  • junior:

    essa foto foi passada por algum tipo de filtro para que o cenário saísse assim.
    será que essa mancha era visível a olho nu? ou com algum tipo de lente bem barata?

    • Juliano:

      com certeza alguma lente foi uzada e a foto foi tratada, pois o ceu está muito escuro ao redor do Sol…

    • Bruno L. Rocha:

      É usado um filme, semelhantes as chapas de raio X.

    • Cesar:

      Ele pode ter usado algum filtro ND (densidade neutra) na frente da câmera para fazer a foto. Pelo tamanho do Sol, foi usada uma lente tele-objetiva, talvez de 500mm ou 700m.

      Uma outra coisa, como o Sol está próximo do horizonte, a intensidade do brilho da luz solar com certeza também foi diminuido pela atmosfera. Além disso as faixas escuras que cruzam em frente o Sol são nuvens, com certeza. Tudo isto ajuda…

      De qualquer forma, se você tiver uma câmera com superzoom (18x para mais) pode tentar repetir a foto durante um pôr-de-sol.

  • Peregrin:

    Isto mostra que uma ejeção de massa coronal do Sol (CME) é um perigo REAL para o nosso Planeta, mais especificamente para o nosso modo de vida consumista e virulento no planeta.
    É sabido que os seres humanos estão minimamente preocupados com potenciais perigos do nosso Sistema Solar em nossa biosfera, na verdade, a esmagadora maioria nem faz idéia do que é uma ejeção de massa coronal, quanto mais se preparar para um evento como esse.
    “Tudo bem”, você pode dizer, “tais ejeções no máximo causam as famosas Auroras Boreais na nossa atmosfera”, ou então “ainda bem que temos a nossa magnetosfera que nos protege de quaisquer perigos do Sol”.
    Em parte é verdade, se não fosse o nosso campo magnético teríamos há muito virado churrasquinho, visto que nossa atmosfera teria sido varrida do nosso planeta com os ventos e erupções solares.
    MAS não esqueçamos das SUPER-EJEÇÕES de massa coronal, que aconteçem a cada 2 ou 3 anos, e que mesmo com o nosso super imã da Terra não ficaremos imunes, ou pelo menos nossos satélites e nossas redes elétricas.
    E o pior, os cientistas da Goddard Space Weather Lab já apontam uma gigantesca para vir neste ano de 2012. Você está preparado?

  • Renys Kenys:

    Por que o sol muda de tamanho e de cor na nossa percepção?

    • fulano de tal:

      devido a atmosfera.

      quando o sol está baixo no horizonte, a camada de ar que a luz atravessa faz um efeito de lente, aumentando o sol, e o deixa avermelhado, pois as frequencias mais altas do espectro eletromagnetico sao absorvidas pela poeira.

    • Renys Kenys:

      lol, obrigado sr. fulano, sempre tive essa curiosidade.

    • fulano de tal:

      eh nois

    • Peregrin:

      Estes dias acompanhei um magnífico pôr do Sol no horizonte, e por acaso ele estava umas três ou quatro vezes maior, e bem vermelho, talvez por causa da poluição atmosférica.
      Pude imaginar como será o vislumbre do Sol daqui a uns 4,5 bilhões de anos no futuro, caso a humanidade esteja ainda viva até lá(difícil…). Claro que a temperatura estava infinitamente menor, acredito que no dia estava uns 21ºC. Imagina esta bola gigante vermelha no céu ardendo… o céu não seria mais mais azul, mas laranja-avermelhado…e o calor, nem se fala, aqui viraria outro Vênus, pois tudo na superfície do solo ferveria, o que aumentaria o efeito estufa e por aí vai…
      Com certeza, este é o corpo celeste visível mais interessante no nosso céu visível…

  • Jonatas:

    Que foto fantástica, linda demais.

    • Flor de Lis:

      Idem.

Deixe seu comentário!