Foto: rara eclipse anelar no céu dos EUA

Por , em 3.06.2012

Milhares de pessoas nos EUA e Ásia foram presenteadas com um verdadeiro anel de fogo no céu no dia 21 de maio. Nessas regiões do planeta aconteceu um eclipse raro, conhecido como anelar. Ele acontece quando a lua está muito próxima da Terra e passa em frente ao sol, não conseguindo cobrir a estrela por completo, formando um círculo no céu.

Infelizmente, os brasileiros só puderam acompanhar o eclipse por fotos e vídeos. Mas se você ainda estiver no Brasil em 2023, poderá acompanhar esse fenômeno em nosso país.

A foto que você confere acima foi feita no Glenn Canyon National Recreational Area, nos EUA. O sol aparece não somente eclipsado pela lua – mas incrivelmente pela silhueta de algumas pessoas. Na mesma imagem também é possível ver algumas manchas solares, na parte inferior da estrela.

Mal tivemos tempo para recuperar o nosso fôlego depois desse esse incrível fenômeno e já teremos outra espécie de eclipse fantástica nos céus. No próximo dia 5 de junho, Vênus vai passar pelo sol, formando uma pequena macha negra no nosso astro-rei. No Brasil, o evento celestial ratro só será visível no extremo oeste, de acordo com o Centro de Divulgação da Astronomia da Universidade de São Paulo (USP). [APOD/Exame/G1]